https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

ACIM apresenta modelo de inovação em encontro nacional da CACB

Connect Marília expõe resultados expressivos e estratégia para desenvolvimento econômico local

O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A participação ocorreu na última segunda-feira, dia 10, durante o 3º Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). 

O dirigente, que também é conselheiro da CACB e vice-presidente da Facesp, destacou o tema “Serviços e projetos para o Sistema de Associações Comerciais – INOVA AC”, com foco no Connect Marília, o Ambiente de Inovação da ACIM. “Foi uma chance bastante grande de associações comerciais de todo o Brasil conhecerem o nosso trabalho em virem a somar conosco”, afirmou.

Durante sua apresentação, o presidente da ACIM detalhou o conceito, as ações e os resultados do projeto. Ele destacou conquistas importantes no ambiente de inovação. Em números, o trabalho já captou R$ 2.417.300,00 em recursos, envolveu 42 investidores e credenciou 72 mentores. Além disso, o programa alcançou 76 cidades em 21 estados brasileiros. “Desde quando começamos a desenvolver o trabalho dentro do ambiente de inovação, estamos conseguindo importantes conquistas”, disse.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge ressaltou o papel estratégico das associações comerciais no cenário econômico atual. Ele apontou os desafios impostos pela digitalização acelerada, a concorrência com o e-commerce e a necessidade de integração de canais (omnichannel). “As Associações Comerciais têm um papel estratégico no desenvolvimento econômico local, atuando como pontes entre empreendedores e oportunidades de crescimento”, garantiu. 

Ele defendeu que esses desafios exigem que as entidades evoluam de representativas para hubs de inovação, oferecendo soluções práticas. “Elas fortalecem o ecossistema empresarial ao conectar negócios, gerar valor e impulsionar a economia regional”, concluiu.

Para exemplificar o ecossistema da ACIM, ele apresentou a estrutura do Connect Marília, que se divide em três frentes: o Connect Incubadora, que dá suporte desde a fase de ideação; o Connect Aceleradora, focado em investimento em startups com MVP validado; e o Connect Instituto, que promove inovação tecnológica e acesso a editais de fomento. “Trabalhamos de forma ampla dentro do ambiente de inovação”, explicou. O modelo da ACIM foi recebido com aplausos pelos diversos dirigentes presentes no encontro nacional no Rio de Janeiro.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS

">