Eixo SP apoia campanha de combate à hipertensão

Continua depois da publicidade

Em apoio ao mês nacional de combate à hipertensão, que tem o seu dia celebrado em todo 26 de abril, a Eixo SP, como integrante do conjunto de ações da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), vai veicular nos 14 painéis eletrônicos de mensagens conteúdo para a conscientização dos viajantes.

Nas 12 rodovias administradas pela Concessionária, os painéis exibirão as mensagens “Meça a pressão / Previna a hipertensão” e “Adote hábitos saudáveis / Previna a hipertensão”. A Concessionária orienta também motoristas profissionais sobre a importância de monitorar a pressão arterial.

Responsáveis por 75% da matriz de transportes no Brasil, os caminhoneiros apresentam como principal motivo das visitas a consultórios médicos os efeitos da hipertensão. A Eixo SP Concessionária de Rodovias orienta profissionais das estradas sobre os cuidados com a manutenção da pressão arterial, que entre a categoria pode acarretar em diagnósticos de hipertensão em mais de 30% de seus trabalhadores, conforme perfil mais recente divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Este índice, que acompanha a média nacional segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). E fora os diagnósticos de caminhoneiros hipertensos, há também queixas que podem estar associados a pressão alta: 15% reclamam de dores de cabeça; e 11% de estresse.

Jornadas extensas, distância de casa e a ausência de cuidados com a saúde são os principais fatores condicionantes à hipertensão entre os caminhoneiros. A pressão alta, se não cuidada, oferece riscos de agravamento, que podem levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardiovasculares.

Entre os bons hábitos para preservar a pressão arterial a níveis adequados, o principal é a manutenção do peso a partir da prática de exercícios e de manter uma alimentação balanceada. Evitar tabaco e álcool também ajudam a reduzir os riscos da doença, combinados com boas noites de sono. Consultar um médico regularmente para check-ups de saúde estão incluídos no manual do caminhoneiro que coloca a saúde entre as prioridades.

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS