Inverno começa e deve sofrer influência do La Niña

Massa de ar frio e baixa umidade são desafios para saúde dos brasilienses.

Dias frios devem terminar em 22 de setembro

Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília). 

Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Além de mais chuvas, o Inmet prevê que a Região Norte terá temperaturas mais elevadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocantins, onde o clima mais quente deve ser acompanhado de chuvas abaixo da média, o que aumenta as chances de incêndios florestais no sul da Amazônia.   

Na região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem favorecer incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mínimos abaixo de 20%.

Tempo seco

O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste desses três estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.

O Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar chuvas no litoral. Sobre a temperatura, a previsão é que permaneça acima da média, mas massas de ar polar podem determinar a formação de geadas em regiões de altitudes elevadas.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS

“Com propriedade para resolver os problemas da cidade, a candidatura de Ricardinho saiu do comitê e foi às ruas, desceu do carro e foi às calçadas”, afirma Juliano ao votar neste domingo, dia 6

Candidato do PL concedeu entrevista na escola Monsenhor Bicudo e agradeceu todo o apoio que recebeu dos marilienses O candidato a prefeito de Marília pelo Partido Liberal (PL), Ricardinho Mustafá, votou no logo no começo da tarde deste domingo de...

Saiba Mais

Totalmente reformada, Unidade de Saúde da Família do bairro Jóquei Clube é entregue pela Prefeitura de Marília em solenidade com o prefeito Daniel Alonso e secretários municipais

Após ampla reforma, USF volta oferecer excelência no atendimento à população Solenidade liderada pelo prefeito Daniel Alonso (PL) na manhã desta quinta-feira, dia 3 de outubro de 2024, e com as presenças de diversos secretários municipais, entre eles o da...

Saiba Mais