‘Mamãe Falei’, deputado estadual Arthur do Val renuncia ao mandato após declarações sexistas

Alvo de fortes críticas após desastrosas declarações, de cunho machista, o deputado estadual Arthur do Val – o 8º deputado estadual mais bem votado em Marília em 2018, com 1.921 votos (1,67% dos votos válidos da cidade) – que ganhou notoriedade como uma das novas lideranças de São Paulo, renunciou ao mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, conforme noticiou nesta quarta-feira, dia 20 de abril a grande Imprensa. Veículos, como Folha de S. Paulo, O Globo e Congresso em Foco, estão repercutindo a decisão do parlamentar estadual.

Terça-feira da semana passada, dia 12 de abril, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, por unanimidade, havia aprovada a proposta de cassação de mandato eletivo. “Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições”, escreveu Val, também, conhecido pelo apelido que ganhou nas redes sociais de ‘Mamãe Falei’, em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira, dia 20.

Além do Conselho de Ética da Assembleia do Estado, outras 21 representações colegiadas pediam a cassação de Val após ele ter declarado frases sexistas ridicularizando as mulheres da Ucrânia que estavam sofrendo as consequências da invasão da Rússia àquele país.

“Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”, ponderou o político na carta de renúncia.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS