“Que este lançamento seja mais que um evento, seja o início de uma nova era, a era da educação viva, ética e global. Com fé, coragem e propósito”, ressaltou o reitor, Dr Luiz Carlos de Macedo Soares
O Centro Universitário Eurípides de Marília, o Univem, apresentou ontem, quarta-feira, dia 5 de novembro, a nova proposta pedagógica e os novos pilares do seu ensino superior. Inspirado no ser mitológico da ‘fênix’ – que renasce das cinzas e não teme o fogo – o Univem Premium consistirá numa ampla estratégia de expansão que prevê crescimento contínuo e aperfeiçoamento até o ano de 2050. “Que este lançamento seja mais que um evento, seja o início de uma nova era, a era da educação viva, ética e global. Com fé, coragem e propósito”, destacou o reitor e presidente da mantenedora, Dr Luiz Carlos de Macedo Soares.

O lançamento do Univem Premium aconteceu no auditório Shunji Nishimura e contou com as participações do corpo docente, convidados e autoridades. “Declaramos, oficialmente lançado o novo Univem Premium e quero dizer que o futuro já começa e começa aqui”, salientou Macedo Soares.
O pró-reitor de Administração, professor Carlos Antônio Monteiro (foto), explicou os pontos que fundamentaram a expansão e modernização das práticas pedagógicas da Fundação Eurípides Soares. Entidade fundada em 1967 pela comunidade espírita, atualmente a Fundação é a mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília, o Univem. No começo, a instituição oferecia os cursos de Direito e Administração. “O Univem nasceu do ideal de Eurípides Soares da Rocha: formar cidadãos livres, éticos e conscientes de seu papel no mundo. Durante décadas, a instituição foi sinônimo de solidez acadêmica e compromisso regional. Mas os tempos mudaram — e com eles, as formas de aprender, ensinar e inovar”, ponderou Monteiro.

Pilares
O pró-reitor explicou que a inovação do Univem está alicerçada nos pilares da excelência acadêmica – com metodologias ativas, aprendizagem híbrida e estabelecendo o estudante como protagonista, da inovação contínua, pilar da gestão humanizada, da sustentabilidade econômica e social e da cultura de legado. “O pilar da cultura de legado consiste no compromisso de formar pessoas que continuem aprendendo por toda a vida”, contextualizou. A relação do acadêmico e a universidade não se encerrará com a conclusão da graduação, será contínua e vitalícia. “Por isso, o professor premium é um mentor vitalício, alguém que acompanha o aluno durante e após o curso, orientando escolhas profissionais, decisões éticas e caminhos de reinvenção”, explicou. Este padrão de mentoria vitalícia acontece nas grandes universidades do mundo, a exemplo de Oxford, na Inglaterra, e em Harvard, nos Estados Unidos. “Nossos corredores se transformaram em pontos e nossas salas de aulas em verdadeiros laboratórios”, frisou.

























