A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas
A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília está celebrando recente conquista com a volta da normatização ISO9001 retomada depois de um período de três temporadas sem a certificação internacional de gestão. “Desde 2009 vínhamos sendo auditada anualmente”, disse o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao lembrar o primeiro ano que a instituição recebeu a certificação internacional, na gestão do presidente Sérgio Lopes Sobrinho. “Infelizmente com as complicações da pandemia deixamos de ser”, lamentou ao retomar o processo e conseguir normatizar o modelo de gestão da entidade para os próximos 12 meses. “Agora vamos apenas atualizar”, disse o dirigente ao iniciar o procedimento praticamente do zero. “Agradeço a nossa diretoria em aceitar a retomado do processo, a equipe de funcionários e a nossa RD (Relações com a Diretoria), a Paula Ishibashi, que se dedicou bastante a este processo administrativo”, ressaltou o dirigente satisfeito com a recomendação de retorno a normatização, através do auditor Gilmar Zanardo, da SGE Edgard Ongarelli, que acompanhou todos os atuais processos.
O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, lembra que a certificação ISO9001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). “Ela define um conjunto de critérios que as organizações podem seguir para garantir que seus processos e serviços atendam consistentemente às necessidades e expectativas dos clientes, além de cumprir requisitos regulatórios”, falou o dirigente, satisfeito com o retorno da normatização internacional. “A ISO 9001 não se refere à conformidade de produtos ou serviços em si, mas sim ao sistema de gestão que garante essa conformidade”, completou ao acompanhar todas as auditorias realizadas, desde a primeira em 2009, até a pandemia. “Inclusive fomos a primeira associação comercial do Brasil a conseguir a normatização naquela época”, falou ao recordar o trabalho anual necessário para ser avaliado.
A série ISO9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. “Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9001”, lembrou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing”, falou. “Tem aquelas que implantam a ISO devido à redução de seus custos internos”, garantiu o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes.
Empresas de diversos segmentos empresariais que contam com a Certificação ISO9001 passam a oferecer: Melhora na qualidade dos produtos ou serviços; Atrai novos consumidores; Aumenta a margem de competitividade; Agrega confiança ao negócio; Diminui a possibilidade de erros; Reduz custos de negócio; Torna produtos compatíveis; Atende a regulamentos técnicos; Facilita a exportação de produtos e Aumenta chances de sucesso. “Só vejo vantagem uma empresa ou instituição ter a certificação internacional”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao parabenizar os funcionários, diretores e prestadores de serviços, pelo trabalho realizado e auditado.