Os ciberataques foram tema de exposição no café da manhã empresarial na associação comercial neste mês de outubro
A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília promoveu na última terça-feira, dia 14, um encontro empresarial na sede da entidade em que o tema principal foi os ciberataques. De acordo com o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, sempre na segunda terça-feira de cada mês, é realizado na entidade um encontro matinal, com café da manhã completo, quando os empresários passam a ter um ambiente de “networking” e sempre um tema diferente é apresentado aos participantes. Esta 7ª apresentação do ano teve como tema: “Ciberataques – a ameaça invisível que pode parar qualquer empresa”, através da empresa IMF Telecom, com as presenças de: Ivan Francischini, fundador do Grupo IMF Brasil Telecom e de Alexandre Lukin, Diretor comercial Avaya Makeone.
Após a confraternização com o café da manhã completo, os empreendedores presentes se acomodaram no auditório principal da Associação Comercial e de Inovação de Marília, quando assistiram as orientações sobre os ciberataques. De acordo com Ivan Francischini, “Ciberataques” são tentativas de violar, interromper, roubar ou danificar dados e sistemas digitais. “Eles podem ser lançados por meio de métodos como malware, phishing ou ataques de negação de serviço, com o objetivo de obter lucros financeiros, roubar informações confidenciais, interromper operações ou causar danos”, completou Alexandre Lukin, que compartilhou a apresentação do tema. “O Brasil é um dos países mais visados da América Latina”, disse o representante da IMF Brasil Telecom.
Por ser um tema bem complexo, os expositores apresentaram sugestões de como se proteger deste tipo de ataque com senhas fortes e únicas; Autenticação de dois fatores (2FA); Atualização do software; Desconfiar de links e e-mails suspeitos; Usar redes seguras e providenciar sempre backups. “E mesmo assim estamos correndo riscos”, enfatizou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que considerou o tema bem oportuno em virtude da digitalização ser total nas empresas e as conexões eletrônicas inevitáveis. “É preciso criar protocolos de segurança, além de treinamento e capacitação entre os funcionários”, completou o dirigente da associação comercial. “É mudança de comportamento”, frisou ao lembrar de programa eletrônicos que protegem os sistemas das empresas.
O Café Empresarial foi retomado pela atual diretoria executiva no início deste ano. Já foram realizados encontros com os temas: “A importância da NR1 para a gestão de segurança e saúde no trabalho” (abril); “Reforma Tributária, e o impacto nas empresas em geral” (maio); “Código de Defesa do Consumidor (CDC)” (junho) e “Investimento no Sucesso: Planejamento Financeiro” (julho); a “Liderança que transforma: pessoas, processos e resultados” (agosto), “Lucro nas empresas” (setembro) e agora sobre Ciberataques (outubro). “Para participar basta preencher o formulário eletrônico e participar do encontro a partir das 7h30 na sede da Acim”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao lembrar que o evento é gratuito e termina sempre antes das 10 horas.
“Nada impede do pessoal ficar, após o evento, reforçando os contato e trocando ideias”, disse sorrindo ao ver o grande interesse do pessoal neste mês de outubro. “As vagas são limitadas, por isso, tomamos muito cuidado e dependemos das inscrições antecipadas”, falou ao atender o pedido de um grupo de empresários, com a retomada da atividade. “Nas primeiras horas do dia é muito mais prático realizar este encontro do que no período da noite”, opinou ao ver lotação máxima em todos os encontros realizados até então.