https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Advogada de Marília relata experiência como jovem embaixadora no Estados Unidos vivida há 16 anos

Letícia Mattos fez parte do Projeto “Jovens Embaixadores” em 2007, que estão com inscrições abertas

por Andressa Vitorino

“É uma experiência única, que dá oportunidade para pessoas que mesmo sem ter boas condições financeiras querem estudar. Tive a oportunidade de me conectar com pessoas de outras cidades, outros estados, outros países, com diversos sotaques… Sem dúvidas, foi a melhor experiência de toda a minha vida”. Foram essas palavras usadas por Letícia Mattos para descrever o período de duas semanas que passou nos Estados Unidos em 2007, graças ao Projeto Jovens Embaixadores. Hoje, advogada, Letícia foi uma das 27 pessoas escolhidas para participar do intercâmbio que leva jovens brasileiros, estudantes de escola pública, quando ainda estudava na ETEC Antônio Devisate, em Marília.

“Eu já fazia aula de inglês há algum tempo e dava aula para as crianças do meu bairro também. Fiz a inscrição e uma prova, em duas etapas, em inglês. O processo seletivo foi muito acirrado. Só 27 pessoas de todo o país foram escolhidas para participar. Ficamos duas semanas nos Estados Unidos, e foi uma experiência única”, disse .

Foto: Arquivo Pessoal

No intercâmbio, Letícia teve a oportunidade de conhecer detalhes de outra cultura e de vivenciar a rotina de um jovem estadunidense. “O intercâmbio foi dividido em duas etapas. Na primeira semana participamos de vários encontros diplomáticos e conhecemos pontos turísticos. Visitamos a Casa Blanca, à época o presidente era o George W. Bush, ele não estava na Casa, porque o país estava em guerra, mas ainda assim foi inesquecível. Na segunda semana, o grupo se separou e fomos recebidos em hosts family, casas em que os intercambistas são recebidos por famílias anfitriãs, íamos para a escola e assistimos as aulas.”, relembrou.

Para a mariliense, o intercâmbio foi um divisor de águas. “Posso dizer que o projeto me abriu muitas portas, me fez querer estudar mais…Conheci pessoas de outros países, mas também de outras regiões do Brasil, com vários sotaques, culturas, foi uma experiência muito interessante.”, concluiu.

Sobre o Projeto:

Alunos entre 15 e 18 anos da rede pública de ensino podem se inscrever até o dia 13 de agosto, no Programa de Intercâmbio “Jovens Embaixadores” dos EUA. Com duração de aproximadamente 15 dias, os estudantes selecionados irão participar de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, no período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024. O programa é desenvolvido pela pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados.

Durante a viagem os jovens participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo, em Washington (EUA). Os candidatos só terão despesa com o deslocamento até o local da avaliação escrita e oral, durante o processo seletivo. Também será de responsabilidade do selecionado as despesas com a emissão do passaporte e custos pessoais durante a viagem, como compras, telefonemas, excesso de bagagem e outros.

A iniciativa é voltada para estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Pré-requisitos:

Nacionalidade brasileira; Idade entre 15 e 18 anos (durante a duração do programa); Cursar Ensino Médio na rede pública brasileira; Cursando a partir do 1° ano do Ensino Médio em 2023; Boa fluência oral e escrita em inglês; Excelente desempenho escolar; Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no Exterior; Jamais ter viajado para os Estados Unidos; Ser uma pessoa comunicativa; Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses. As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do projeto: https://www.jovensembaixadores.org.br

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS

">