https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Aplicativo de geolocalização inclui audiodescrição de Marília e facilita locomoção na cidade para pessoas com deficiência visual

A ideia partiu da necessidade de se pensar e promover acessibilidade para inclusão de pessoas com deficiência em uma perspectiva de inovação social

O SIGA – Guia da Cidade Acessível é um projeto que integra página web e aplicativos com sistema de geolocalização que oferecem informações gerais, curiosidades e história de pontos de interesse da cidade, além de audiodescrição detalhada de aspectos físicos, arquitetônicos e estilísticos dos locais, que podem ser prédios, ruas, parques, praças, edificações, espaços e vias da cidade, em especial, os aspectos arquitetônicos e dimensionais dos  locais.As informações e audiodescrições estão inseridas em arquivos de áudio, disponíveis em apps dos sistemas Android e iOS e na página web https://siga-web.unesp.br/#/ e têm como público preferencial as pessoas com deficiência visual. O principal objetivo da tecnologia é oferecer aos usuários informações importantes sobre sua localidade, para que possam conhecê-la melhor e ter uma vivência cotidiana mais autônoma e independente.

A ideia partiu da necessidade de se pensar e promover acessibilidade para inclusão de pessoas com deficiência em uma perspectiva de inovação social na cidade de Bauru. Com a alta demanda e a evolução do Laboratório, iniciou-se a expansão do Siga para outras cidades, como Botucatu e Marília.  Locais como APAE, Bosque Municipal, Fórum e Teatro Municipal são alguns exemplos dos lugares que farão parte do Aplicativo Siga de Marília. 

O Biblioteca Falada é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão em mídia e acessibilidade sediado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Bauru, do Brasil, que produz mídia sonora acessível e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Sob a coordenação da Profa. Dra. Suely Maciel, cerca de 200 alunos da Unesp passaram pelo Biblioteca Falada desde 2013 construindo conhecimentos sobre acessibilidade na comunicação.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS