Queima de estoque: José Augusto Gomes, da associação comercial, fala sobre as vendas no varejo neste mês de janeiro e fevereiro. Carnaval em março
O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, está alertando os comerciantes da cidade para a movimentação do varejo local neste mês de janeiro, que normalmente é dedicado para o retorno às aulas escolares e principalmente para o chamado “saldão pós-Natal”, já em preparação para a mudança de estação e com a aproximação do Carnaval no mês de março, na primeira semana. “O mês de fevereiro será livre de feriado”, alerta o dirigente ao lembrar que neste momento o comércio se prepara para as liquidações de início do ano, quando é hora de liberar o estoque e abrir espaço para os próximos meses. “Mas é preciso ficar atento e escolher a melhor estratégia para conceder descontos e precificar os produtos durante as promoções”, alertou o dirigente da associação comercial. “É preciso conhecer os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes são iniciativas fundamentais nessa trajetória”, disse o superintendente da associação comercial.
Segundo José Augusto Gomes o empresário precisa se organizar durante esse período de queima de estoque e alavancar as vendas. “Separe os itens por categorias, de acordo com as vendas – as que tiveram mais ou menos saída no Natal, maior ou menor rentabilidade”, ensinou o experiente dirigente com mais de 45 anos na associação comercial. “Mas preste atenção: nem sempre os mais vendidos são os rentáveis e vice-versa. Essa análise é essencial para a apuração dos custos”, falou ao dizer que para planejar as promoções é preciso conhecer o público-alvo. “É um passo importante para delimitar gastos com propaganda e marketing, que compõem a precificação dos produtos em promoção”, falou.
A definição de um porcentual de desconto dependerá de quais itens da composição da precificação deverão ser ajustados, sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa. “No momento da precificação, o empresário estima um porcentual de lucro e ele pode ser variável, enquanto os demais componentes da precificação são repasses obrigatórios para a cobertura de custos e despesas”, falou em tom professoral. “Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por um preço único”, sugere José Augusto Gomes que acrescenta a criatividade como um diferencial entre uma loja e outra. “O mês de janeiro, pós-Natal, é bem complexo para o varejo diante do mês de dezembro quando as vendas são bem intensas”, disse.
Até as 17 horas
O segundo sábado do mês de Janeiro, dia 11, as lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas até às 17 horas, conforme o calendário de funcionamento especial das lojas marilienses, respeitando os dois primeiros sábados de cada mês com funcionamento até às 17 horas. Nos próximos sábados, dias 18 e 25, o funcionamento será até às 13 horas. Neste período não existirá nenhum feriado. O próximo feriado será dia 05 de março, com a quarta-feira de cinzas, quando as lojas funcionarão das 12h às 18 horas. “Terça-feira, dia 04 de março será o Carnaval, e será “ponto facultativo” na cidade”, disse o presidente da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “Dia 20, quarta-feira, será o início da nova estação: outono”, lembrou o dirigente.