Maior canídeo das Américas, o animal estava dentro do quarto de uma residência em Ocauçu e apresentava ferimentos
O Corpo de Bombeiros de Marília foi acionado por volta das 6h30 da manhã para realizar a captura de um lobo-guará em uma residência no município de Ocauçu, na região. O animal, que apresentava um ferimento na articulação de um dos membros traseiros, foi encontrado dentro de um quarto.
Após a captura segura, o lobo-guará foi deixado aos cuidados do policiamento ambiental para que receba o tratamento necessário e seja reintegrado ao seu habitat natural. O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é, de fato, o maior canídeo da América do Sul e o único representante do gênero Chrysocyon.
Conhecido por suas pernas longas e finas, pelagem avermelhada e orelhas grandes, o lobo-guará é uma espécie típica do Cerrado e de outras áreas abertas da América do Sul. Apesar do nome, ele não é um lobo verdadeiro e é um animal solitário, de hábitos noturnos e considerado tímido, evitando o contato com humanos. Sua dieta é onívora, incluindo pequenos animais, mas também uma grande variedade de frutas, o que o torna um importante dispersor de sementes.
