https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Chinelão e pastel de ovo se tornam pratos típicos de Marília em certificação do Conselho de Turismo

O objetivo é fortalecer as instituições e empresas que fazem parte da cadeia produtiva local, valorizando a identidade da cidade e da Região Turística Alto Cafezal

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Marília certificou pratos, receitas e eventos gastronômicos que valorizam a memória afetiva e cultural da cidade. A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva local, reconhecendo a importância da culinária para o turismo regional. Entre as 12 certificações aprovadas, o Sanduíche chinelão da madrugada e o pastel de ovo foram oficialmente reconhecidos como pratos típicos de Marília.

A proposta de certificação foi aprovada em uma das reuniões ordinárias do Comtur, presidida por Ivan Evangelista Júnior, após pesquisa sobre a origem e a história dos pratos. O objetivo é fortalecer as instituições e empresas que fazem parte da cadeia produtiva local, valorizando a identidade da cidade e da Região Turística Alto Cafezal. A certificação do Sanduíche Chinelão da Madrugada, criado por Orides Magon, da Padaria São Luiz, e do Pastel de Ovo da Pastelaria Hirata, que funciona desde 1945 no Mercadão Municipal, reforça a ancestralidade cultural da gastronomia mariliense.

Além desses pratos, o Comtur certificou outras criações, como o Lanche Socialista, do Restaurante Chaplin, e o Filé ao Molho de Café Marília, do Pastinni. O Sítio Olho D’Água, produtor do Café Dona Santina, teve seu “Curto Circuito de Cafés” reconhecido como Patrimônio Cultural e Gastronômico de Marília, destacando a Rota do Café. O Concurso de Gastronomia PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais), da Estância Vale da Graça, em Vera Cruz, foi certificado como Patrimônio Cultural da Gastronomia Regional.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, destacou que a iniciativa valoriza a história e as tradições locais, criando um diferencial que atrai visitantes em busca de experiências autênticas e históricas. Ele enfatizou que a valorização dos pratos típicos diferencia o município de outros destinos turísticos.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS

">