Quatro patas, a história de Pituco’, ganha nova crítica literária de psicóloga clínica Tatini Milanesi
por Tatini Milanesi
Sabe a dor daquela perda que você teve, e nunca mais conseguiu tirá-la do peito? Aquela pressão que invade seu coração e te faz sofrer toda vez que se lembra dela, revivendo com frequência a sensação de que algo deveria ter sido diferente? É possível se relacionar melhor com essa dor e até saná-la, e esse livro pode te provar isso.
Nele estão descritas as maiores dores da perda de um animal de estimação e suas resoluções. Tiago descreve de forma muito honesta e profunda os melhores e piores momentos em sua relação com Pituco, e vai além: identifica a lacuna existente em seu coração e em sua história de vida que o fez ligar-se tão profundamente a ele, tendo a chance de resolvê-la e de viver com maior liberdade emocional; tudo isso abrindo espaço com maturidade para manter seu companheiro em sua vida para sempre.

Essa maturidade emocional precisa ser alcançada para construir um relacionamento saudável. O aumento dessa aproximação afetuosa dos seres humanos com os animais é indiscutível e, com ela, muito se ganhou, para os dois lados. Vemos animais que auxiliam na reabilitação física e social de pessoas com deficiência visual, autismo, epilepsia, trazendo para todos nós, desde estes casos mais complexos até a rotina mais comum, emoções muito importantes para nossa regulação emocional, como é o caso do afeto positivo que nutrimos em torno dos bichinhos aos quais dedicamos tempo e convivência.
A aproximação afetiva está sendo tamanha que tenho recebido cada vez mais, no consultório de psicologia, dores que antes víamos apenas nas relações emocionais entre pessoas. Os bichinhos têm se tornado companheiros em aspectos mais profundos, e é preciso que as pessoas estejam preparadas emocionalmente para as dores que virão, como em todas as relações, dores tão certas como o sol nascerá todos os dias.
Esse livro traz essa verdade, ao mesmo tempo em que traduz a inspiração que vai ajudar muitas pessoas a se libertarem dessas dores, muitas vezes antigas. E, por se tratar de uma obra que vai além da história de um homem e seu cachorro, mostra, a quem se dedicar à leitura, como levar de forma leve e profundamente amorosa a relação com animais de estimação que se vão, sem que para isso tenham a sensação deixá-los para trás.
A experiência retratada te guia gentilmente ao que se pode alcançar emocionalmente em termos de luto e vida. É um livro sobre a impermanência das coisas e como elas podem se tornar permanentemente leves em nossos corações.
Tatini Milanesi é psicóloga clínica, especialista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em Psico-oncologia pediátrica, pós-graduanda em Psicologia Baseada em Evidências pelo InPBE. Psicóloga desde 2009, atuou em hospitais da região de Campinas por mais de cinco anos e sempre manteve consultório clínico, hoje presencial e on-line, abordando em sua rede social temas sobre regulação emocional. Instagram @tatinimilanesi.psi.
O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’ segue em pré-venda, basta acessar ao link:
catarse.me/pituco