De 22 a 24 de agosto, trabalhadores bancários de todo o Brasil definiram as prioridades e reivindicações da categoria
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Marília e Região esteve representada pelo presidente Edilson Julian e pelo diretor Alan Gavan durante a 27ª Conferência Nacional das Bancárias e Bancários, realizada em São Paulo, entre sexta-feira, dia 22 de agosto, e domingo, dia 24 de agosto. Este encontro foi precedido por debates locais e regionais, a exemplo das plenárias realizadas em Marília no começo de julho, durante a Conferência dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Os debates foram primordiais durante o final de semana. A categoria irá se organizar em defesa da soberania nacional e haverá inclusive um ato em defesa do Banco do Brasil”, informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e Região, Edilson Julian. A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participou com 108 inscritos, incluindo presidentes de sindicatos, dirigentes sindicais e bancários das bases regionais filiadas.
As decisões foram tomadas com base em conferências estaduais e regionais, levantamento com 33.482 bancárias e bancários de todo o país e intensos debates realizados em encontros e congressos nacionais específicos de trabalhadores de cada banco e na 27ª Conferência Nacional das Bancárias e Bancários. Ao final da 27ª Conferência Nacional das Bancárias e Bancárias, os 629 delegados (366 homens e 263 mulheres) da categoria aprovaram as resoluções com uma ampla agenda de reivindicações e propostas do movimento sindical bancário, com foco em questões econômicas, sociais e políticas.
“Também houve deliberações a favor da concessão de crédito para a classe trabalhadora, redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. Propuseram ainda a revisão do sistema financeiro nacional para combater juros abusivos, a atuação das fintechs e o fortalecimento da formação da classe trabalhadora, a modernização da comunicação e a mobilização sindical para enfrentar os desafios contemporâneos e promover a inclusão”, contextualizou o presidente Edilson Julian.
As pautas específicas da categoria bancária receberam destaque especial e foram aprovadas 14 resoluções. Entre elas, a realização de um ato nacional em defesa do Banco do Brasil na próxima quarta-feira, dia 27. Outras resoluções aprovadas defendem melhores condições de trabalho nas agências e o aperfeiçoamento dos planos de saúde dos bancários.
40 anos da greve de 1985
A greve histórica de 1985, um marco na organização nacional da categoria, foi relembrada durante a conferência nacional. A vice-presidente da Feeb SP/MS, Ana Stela, destacou a relevância do movimento iniciado em Campinas. “Foram 40 anos de uma passeata muito bonita, que deu início a uma organização nacional e à nossa convenção coletiva. Foi um momento histórico com lideranças como Olívio Dutra, Augusto Carvalho, David Zaia, Augusto Campos, entre tantos outros. Ali começou uma grande unidade em torno dos direitos dos trabalhadores”, relembrou. Naquele ano, os bancários conquistaram a jornada diária de 6 horas, a unificação da data-base e reajuste de 90,78%, além da antecipação de 25% diante da inflação que corroía os salários.
A plenária final da 27ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou no domingo, dia 24 de agosto, as resoluções construídas a partir das propostas debatidas nas conferências estaduais e regionais. O secretário-geral da Feeb SP/MS, Reginaldo Breda, reforçou a importância desse processo. “Aprendemos muito nestes dias sobre soberania nacional e defesa da democracia. Os encaminhamentos definidos darão norte às negociações de 2026, tanto no campo sindical, com a campanha salarial, quanto na nossa tarefa política de contribuir para um país melhor. Para isso, precisamos de uma frente ampla para dialogar com a sociedade e os bancários, incentivando escolhas no Congresso e nas câmaras municipais que favoreçam os trabalhadores brasileiros”, finalizou.
Conteúdo jornalístico produzido pela Cálamus Comunicação Corporativa
Jornalista responsável Ramon Barbosa Franco – Mtb 32.103
