Empresário que estaria detido na Espanha desde maio de 2025 está na capa do jornal boliviano El País, desta 3ª-feira
Considerado o candidato a prefeito mais rico do Brasil em 2024 ao disputar a Prefeitura de Marília, o empresário João Pinheiro estampou nesta terça-feira, dia 26 de agosto de 2025, manchete no jornal El País, na Bolívia.
A notícia informa que produtores de cana daquela nação aguardam a extradição do empresário, que é acusado pela Justiça da Bolívia de provocar prejuízo milionário a pelo menos 400 pessoas ligadas à produção canavieira do Complexo Industrial da Cana-de-açúcar, a Cicasa.
O jornal traz fatos ligados ao que teria ocorrido para que João Pinheiro fosse alvo de inquérito na Bolívia e sua detenção na Espanha, em Madri, desde 27 de maio de 2025. Desde então, o ex-candidato a prefeito jamais foi visto em Marília ou em qualquer outro lugar. O hangar da sua empresa, no aeroporto de Marília, segue, aparentemente, fechado.
A reportagem – que possui o número de telefone celular do ex-candidato – tentou entrar em contato com ele, mas não obteve resposta. Contudo, minutos após o envio da mensagem, um número da região de Marília entrou em contato com a redação, se identificou sendo uma pessoa bem próxima de João Pinheiro, e recebeu todas as perguntas sobre a referida reportagem da imprensa da Bolívia.
Outro lado: ‘Não tem o que ouvir’
A pessoa que se identificou como próxima de João Pinheiro, ao receber as perguntas fez os seguintes comentários: “Não tem o que ouvir. O que vai mudar para a sociedade? O que essa notícia é boa para alguém?”, contestou. Depois, seguiu fazendo as seguintes observações: “Peço respeito. Antes de ser empresário, ele é pai de família. Espalhar ódio não ajuda em nada. Peço respeito. João tem família”, e encerrou as mensagens.