Entidade espírita mais antiga de Marília possui mais de 90 anos
por Carol Godoy
Uma palestra com o autor e colaborador espírita Jorge Elarrat inaugura o novo prédio da Unidade I de Assistência Social Dr. Bezerra de Menezes, que soma mais de 90 anos de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Marília. O trabalho assistencial é vinculado ao Centro Espírita Luz, Fé e Caridade, que promove o evento na manhã deste sábado (25 de outubro), de forma gratuita. O tema desenvolvido pelo convidado Elarrat será “Desperte e Seja Feliz”.

Fundado em 30 de novembro de 1928, o Centro Espírita Luz Fé e Caridade (CELFC) é o mais antigo de Marília e funcionou por mais de 90 anos no mesmo endereço (rua Gonçalves Dias, n. 464), junto com a Assistência Social Dr. Bezerra de Menezes (em espaço compartilhado na mesma estrutura física, com entrada pela rua Maranhão). A unidade de assistência foi formalizada dez anos depois, em 1938, estruturando e ampliando o auxílio material e espiritual à população em situação de vulnerabilidade social.
Esse edifício foi preservado até 2023, ano em que foi vendido, com novas áreas adquiridas para o Centro e a Assistência. O CELFC passou a funcionar na rua Monteiro Lobato, n. 274. E um terreno foi adquirido para a unidade I da Assistência Social na rua Araraquara, n. 207, onde agora o Centro Luz, Fé e Caridade inaugura a construção, erguida nos dois últimos anos, com a palestra “Desperte e Seja Feliz”, de Jorge Elarrat.

A comunidade espírita e simpatizantes estão convidados ao evento, que acontece neste sábado (25), às 9h30 (rua Araraquara, n. 207). É a reinauguração desse trabalho assistencial, que tem mais de nove décadas, e a inauguração do seu novo prédio. “Essa unidade vai acolher as pessoas vulneráveis em situação de rua, oferecendo café da manhã, roupas, banho e escuta fraterna”, informou a direção da casa espírita.
Desde 2023, o CELFC ainda mantém a Unidade II de Assistência Social Toshiko Kondo na rua Irene das Graças de Oliveira, n. 761. Nesta unidade funciona o Projeto Conviver, que oferece oficinas para crianças e suas famílias, fortalecendo os laços familiares, ensinando os princípios de Jesus e oferecendo apoio material (alimentos, cestas básicas e roupas).
Palestrante renomado
Jorge Alberto Elarrat Canto é palestrante renomado na Doutrina Espírita e autor de dois livros: Parábolas do Amor e Vencendo a Culpa, o Medo e a Depressão. Ele é natural do Macapá (capital do Amapá). Em 1980 ingressou no Movimento Espírita Jovem no Pará e em 1987 mudou-se para Rondônia, onde atuou por mais de três décadas como palestrante e colaborador em grupos de jovens, estudos sistematizados da doutrina espírita e pela unificação do movimento espírita. Em 2021 transferiu-se para o Paraná, atuando no Centro Espírita Recanto da Prece, em Curitiba, mas mantendo suas atividades junto à Federação Espírita de Rondônia.
Casado e pais de quatro filhos, Elarrat é engenheiro eletrônico, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Administração, com uma longa carreira profissional que inclui uma vasta atuação, em diferentes funções, junto ao poder público.

Centro Espírita Luz, Fé e Caridade
O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade foi parte fundamental da história espírita de Marília. São marcos da sua atuação a 1ª Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (COMJEB), realizada em 1965; a criação de uma biblioteca espírita pública, posteriormente incorporada ao Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem); e a fundação da Casa do Caminho, inicialmente para crianças e, mais tarde, voltada aos idosos.
“Todas essas atividades foram possíveis graças às inúmeras pessoas que, ao longo dos anos, contribuíram para manter o CELFC ativo e de portas abertas”, salientou a atual diretoria do CELFC. Segundo ela, entre os líderes que se destacaram estão Paulino da Silva Lavandeira, Manoel Pinto Ribeiro e sua esposa, Dona Gilda. “Eles dedicaram suas vidas à liderança do centro, deixando um legado que permanece até os dias atuais. Dona Gilda teve um papel de grande relevância nas atividades mediúnicas da Casa, auxiliando inúmeros doentes por meio da comunicação dos espíritos ligados a Dr. Bezerra de Menezes, considerado patrono da Casa”, informou.
Ainda segundo a direção, Manoel P. Ribeiro foi o responsável pela construção de um prédio próprio para o CELFC (endereço original), com salão de conferências, biblioteca, um albergue para os necessitados e a cozinha, onde os voluntários preparavam e forneceram refeições.