Quem fugiu para áreas mais altas acabou entupindo as rodovias na terça-feira e os postos de gasolina ficaram sem combustível, em uma região que ainda se recupera dos impactos devastadores do furacão Helene há menos de duas semanas
O furacão Milton continua sendo uma poderosa tempestade de categoria 5, mas sua velocidade de vento caiu ligeiramente para aproximadamente 257 km/h, de acordo com uma atualização do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). O centro da tempestade está a cerca de 480 km a sudoeste de Tampa, na Flórida. E as autoridades da região já começam a registrar os impactos do sistema de baixa pressão. Nesta quarta-feira (9), já foram emitidos vários avisos para tornados no estado.
A tempestade ainda deve enfraquecer para um grande furacão de categoria 4 quando chegar à Flórida. Ela trará chuvas muito pesadas e ventos poderosos por grande parte da Península da Flórida. O campo de vento da tempestade deve se expandir muito antes de chegar à costa, o que significa que seus impactos devastadores serão sentidos em uma grande área.
Incluindo Milton, apenas 42 furacões ficaram tão poderosos no Atlântico no registro, de acordo com dados da NOAA. Antes desta temporada, apenas dois furacões de categoria 5 percorreram a bacia na década de 2020: Ian de 2022 e Lee de 2023.