https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Grupo Hadassa assina parceria com rabino Rav Sany e anuncia projetos inovadores

“Osvaldo Aranha salvou a vida da minha família”, relembra CEO que transmite as sabedoras e os ensinamentos de Israel

Recentemente o Estado de Israel celebrou 75 anos e poucos brasileiros sabem que o chanceler do Brasil Osvaldo Aranha (1894-1960) foi o então presidente da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pela criação do país dos judeus. Em Israel, por reconhecimento e gratidão, Osvaldo Aranha é nome de ruas em todos municípios. Ao visitar Marília pela primeira vez nesta quinta-feira, dia 18 de maio, o rabino Rany Sany, CEO do grupo empresarial e presidente do instituto que leva o seu nome, reverenciou a memória do ex-presidente da ONU e declarou: “Aranha salvou a minha família do holocausto”. A convite do CEO do Grupo Hadassa, Jean Patrick Garcia Baleche, o rabino Rany Sany visitou a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade. “Alguma faísca divina deverá iluminar Marília”, disse. O holocausto consistiu no genocídio do povo judeu durante os anos da II Guerra Mundial.

Na narrativa da família de Rany, que eram judeus vivendo na Alemanha pré-II Guerra, um tio-avô, antevendo as bárbaras perseguições aos judeus em solo alemão, decidiu imigrar ao Brasil por topar com imagens tropicais da nação do Cruzeiro do Sul em uma banca de jornais na Europa. “Ele chegou aqui sozinho e passou a vender gravatas nas casas de jogos, no Rio de Janeiro. Certa vez, ao cruzar com Osvaldo Aranha caminhando pelas ruas da então Capital Federal do Brasil, agarrou o ex-presidente da ONU e implorou para que enviasse vistos aos seus familiares que ficaram na Alemanha. Aranha acatou e, assim, meu bisavô e outros parentes conseguiram o asilo no Brasil”, relatou o rabino.

A proposta de cooperação entre Marília, através das empresas do Grupo Hadassa, de Garcia do Povo, e as companhias do rabino Rany – que é um dos mais influentes youtubers da comunidade judaica no Brasil, com um canal no YouTube com quase 100 mil inscritos – inclui a área de saúde e educação. Em saúde, o enfoque será em equipamentos hospitalares e tecnologia para aliviar o sofrimento de pacientes. Tanto que antes da coletiva, concedida na sede do Grupo Hadassa, representantes de instituições hospitalares de Marília (Hospital das Clínicas, Hospital Beneficente Unimar HBU, Hospital Espírita de Marília e Clínica Aconchego) se reuniram com o rabino Rany. A tecnologia israelense para a linha hospitalar garante, ao mesmo tempo, diagnóstico preciso, agilidade na resposta a tratamento e eficiência no acompanhamento terapêutico.

No campo da educação, o rabino defendeu maior aprofundamento na história da relação Brasil e Israel. A defesa foi salientada no que ele definiu como profissionalização deste assunto na grade curricular das escolas brasileiras, em forma de disciplina didática, já que em Israel o reconhecimento ao chanceler brasileiro é ensinado em sala de aula. “Precisamos disseminar a importância do Brasil para Israel, e a importância de Israel para o Brasil. Além disso, a educação é o caminho para a paz”, ressaltou.

O rabino compreende que a relação bilateral entre as duas nações pode resultar na iluminação do mundo. “Os ensinamentos de Israel podem impactar positivamente na vida de todos, por isso, através da comunicação, conectamos os valores israelenses com o Brasil”, observou.
Importantes parcerias e projetos a partir da celebração do acordo entre os dois grupos empresariais – a Hadassa, de Garcia, e o Grupo Rav Sany, do rabino Sany – poderão estabelecer novas conexões para Marília em avanços tecnológicos, educacionais e na área da saúde, principalmente no que se refere a modernos equipamentos hospitalares. “Queremos construir pontes”, sintetizou o rabino.

Garcia do Povo, o CEO do Grupo Hadassa, que esteve por mais de 50 vezes na Terra Santa, reiterou a dimensão da representatividade do rabino Rav Sany, considerado um dos maiores líderes da comunidade judaica no Brasil. “É a primeira vez que o rabino Rav Sany se encontra em Marília e é um privilégio, ao mesmo tempo, uma honra para nós, para o Grupo Hadassa, recebê-lo, justamente para transmitir toda a sabedoria que ele detém, sabedoria esta vinda do povo de Israel”, disse.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS