Marília se despede da escritora e professora Rosalina Tanuri, aos 94 anos

Ex-secretária municipal da Cultura (de 1989 a 1992), autora integrava a Comissão dos Registros Históricos desde 1987

por Ramon Barbosa Franco

Marília se despede de uma das principais figuras da sua cultura e história: a professora e escritora Rosalina Tanuri. Nascida em Rincão, no Estado de São Paulo, passou a maior parte de sua vida na cidade em que ajudou a resgatar seus costumes e trajetórias, narrando em vários artigos, crônicas e livros um tempo que poucos puderam testemunhar. Entre 1989 a 1992 a educadora foi secretária municipal da Cultura de Marília e desde 1987 era membro da Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal.

Conforme informações do obituário municipal, a educadora morreu na quarta-feira, dia 11 de junho, e seu sepultamento será às 15h30 desta quinta-feira, dia 12. Ela nasceu em 27 de julho de 1930 e ao longo de sua trajetória escreveu, entre outros, os livros ‘Marília no tempo e na saudade’, ‘Marília chão do nosso amor’ e ‘Índios Kaigangs ou Coroados’. Seu último livro, ‘Marília, feitos e festas’, foi lançado na Câmara Municipal de Marília em 23 de dezembro de 2015, com a presença da autora e de seus familiares. A obra reuniu 90 artigos e crônicas da autora que foram publicados na imprensa mariliense. 

À época, conforme explicou a integrante dos Registros Históricos e organizadora da obra, professora Lourdes Marcelino Machado, inicialmente, a proposta era reunir em um livro todos os artigos produzidos pela historiadora relacionados ao tema festejos e feitos marilienses. “Contudo, isso chegaria perto de 500 textos, o que seria inviável para a edição de um livro. Então, decidimos realizar uma seleção a partir do estabelecimento de temas. Assim, reunimos 90 artigos ao longo de 10 anos de atividade de escrita”, relatou.

As crônicas foram agrupadas nas áreas ‘Coisas Nossas’, ‘Festas e Festejos’, ‘Festas Religiosas’, ‘Contos’ e ‘Gosto de Saudades’. O livro tem 300 páginas, ilustradas com imagens históricas. ‘Marília, feitos e festas’ reuniu toda a fortuna crítica da professora Rosalina Tanuri, mencionando seus trabalhos anteriores e produção literária completa.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS