Futura praça do Pituco será construída em área que atualmente é utilizada por tutores para passeios com seus cachorrinhos
Os cachorrinhos Bartô, de 4 anos, e a shitzu Chloe, de 6, têm um hábito regular. Ao menos duas vezes por dia seus respectivos tutores, os irmãos Vinicius e Isadora, que vivem num apartamento do Jardim Parati, na zona Sul de Marília, levam os pets para um passeio sem coleiras numa área de convivência do bairro. Localizada num quadrilátero que faz margens com a rua Ângelo Seleghini, umas das principais de acesso à vila, a área foi totalmente arborizada por moradores tradicionais e hoje com suas dezenas de árvores serve de cenário para as brincadeiras de Bartô e Chloe, e de tantos outros quatro patas que vivem no Parati. “E aqui tem muitas famílias que têm pets e sempre passeiam por aqui, por esta área”, contou Isadora Conversani, que há seis anos mora no bairro.

A área em que os doguinhos dos irmãos Conversani brincam ao menos duas vezes por dia será, em breve, transformada no primeiro espaço PET de Marília. Aprovada recentemente na Câmara Municipal de Marília, a proposta é defendida pela vereadora Professora Daniela (PL), que vem realizando inclusive a interlocução com o Poder Executivo, através de reuniões sobre o assunto com o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP) e o chefe de gabinete Rafael Goro. A iniciativa vem contando com apoio do próprio prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e da iniciativa privada, através da construtora Bild de Marília. Conforme já declarou a parlamentar, que é vice-presidente do Poder Legislativo, a praça PET receberá o nome do primeiro cachorrinho super-herói de Marília, o Pituco. Além de inspirar a série de HQs ‘Radius’, onde o viralatinha se tornou um valente personagem, Pituco agora foi eternizado em livro: ‘Quatro Patas, a história de Pituco’, escrito por seu tutor Tiago de Moraes das Chagas em parceria com o jornalista Ramon Barbosa Franco. O livro será lançado no próximo dia 14 de junho, sábado, às 14 horas, no escritório de negócios da Bild, com show do Duo Juriti. Os instrumentalistas do Duo Juriti compuseram uma música em homenagem ao cachorrinho e irão apresentar o som em primeira mão.

Cuidado pelos moradores
Paulo Martin vive no Jardim Parati desde 2007 e, ao lado de outros moradores tradicionais, realizou o plantio de várias árvores, incluindo algumas frutíferas, como o jambolão. “Seria ótimo esta praça ser transformada num espaço PET, isso porque aqui é cuidado pelos próprios moradores e muitos possuem cachorros”, salientou. Paulo não conhecia a história de Pituco, mas se sensibilizou ao saber que o cãozinho morava no Parati e que, por acidente, acabou perdendo a vida num atropelamento ocorrido na rua Ângelo Seleghini. “Importante Marília passar a contar com uma praça pet e que bom que será aqui no bairro onde vivo desde o ano de 2007”, afirmou. De acordo com Paulo, alguns dos moradores que plantaram as árvores que hoje dão sombra para que as pessoas possam descansar já são falecidos. “Como o bairro é relativamente novo, em comparação a outros de Marília, o espaço PET seria uma importante conquista. Sem contar que a vista daqui é perfeita”, disse. Realmente, do ponto onde a área fica é possível ver o itambé que está nas proximidades e todo o contorno urbano dos prédios.

Lançamento
O livro ‘Quatro Patas, a história de Pituco’ será lançado no escritório de negócios da Bild de Marília no dia 14 de junho, às 14h. Para ficar bem informado sobre as histórias da franquia Radius, basta acompanhar as redes sociais do projeto, @radiushero ou pelo site https://radiushero.com.br/. Para comprar o exemplar antecipado, basta acessar o site: https://www.catarse.me/pituco.
