Peruano escreveu grandes obras literárias, entre elas ‘A Guerra do Fim do Mundo’, que narra a Guerra de Canudos, ocorrido na Bahia
Morreu neste domingo, dia 13 de abril de 2025, o escritor peruano Mário Vargas Llosa, aos 89 anos de idade. Em 2010 o autor havia conquistado o Prêmio Nobel de Literatura, a maior honraria para um escritor em atividade.
Entre os seus livros, se destacam ‘Conversas na catedral’, ‘A festa do bode’ e ‘A Guerra do Fim do Mundo’, este último redigido após uma imersão ao sertão da Bahia, onde o líder messiânico Antônio Conselheiro instalou o Arraial de Canudos, enfrentando os conceitos da recém-criada República do Brasil.
A confirmação de seu óbito foi feita pela família no final da noite de domingo, pelas redes sociais. Nascido em Arequipa, no dia 28 de março de 1936, Llosa publicou seu último livro em outubro de 2023, ‘Dedico-lhe o meu silêncio’ e dois meses depois, em dezembro de 2023, concluiria sua atividade de articulista na imprensa internacional.
Em 1990 concorreu ao cargo de presidente do Peru por uma frente centro-direita, sendo derrotado por Alberto Fujimori. Com leitores no mundo inteiro, além do Nobel de Literatura, Llosa conquistou os prêmios Miguel de Cervantes, Jerusalém e PEN/Nabokov – que recentemente foi outorgado ao escritor moçambicano Mia Couto.
Embora estivesse solteiro há 10 anos, Mário Vargas Llosa fora casado com sua prima Patrícia Llosa e desta união nasceram 3 filhos. O casal havia se separado há 10 anos.