Carlos Bitencourt, da associação comercial, destaca a atenção para o fim do ano no varejo para melhorar as vendas em geral
O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, está alertando os comerciantes da cidade, no sentido de se prepararem da melhor maneira possível para as vendas do fim de ano, começando agora em novembro com a campanha da “Black Friday”, quando as lojas do varejo mariliense estarão abertas nesta sexta-feira, dia 28, até às 22 horas. “A partir desta data tudo já envolve venda no fim de ano”, disse o dirigente ao emendar as duas datas: “Black Friday” e Natal. “Sem dúvida é o nosso melhor período do ano e temos que estar preparados em todos os sentidos, para atrairmos os consumidores seja nas lojas físicas como nas virtuais”, falou ao generalizar as vendas relacionadas ao período de maior intensidade nos dois segmentos.
Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge para o varejo no Natal, algumas dicas são importantes serem destacadas que incluem a criação de um ambiente festivo na loja e “on-line”, com ofertas de produtos temáticos e personalizados (como cestas, doces, itens de decoração) e planejar o estoque com antecedência. Além disso, diz o dirigente da associação comercial, é crucial investir em promoções atrativas, facilitar os pagamentos com diversas opções (incluindo parcelamento e Pix) e investir em publicidade “on-line” e física. “Toda vez as vendas do Natal superam as demais datas do ano”, lembrou o presidente da associação comercial ao chamar a atenção para o período de 05 a 23 de dezembro, quando as lojas estarão abertas até às 22 horas, e aos sábados e no domingo dia 21, até às 17 horas, em toda a cidade. “Uma maior iluminação na loja e nas vitrines, limpeza geral, produtos chamativos são detalhes que chamam a atenção dos consumidores”, falou ao acrescentar os pedidos de maior policiamento e limpeza pública, feitas pela própria associação comercial.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge destaca a necessidade para esta época do ano, para que as lojas em geral tenham decoração temáticas transformando a loja física e o site com elementos natalinos para criar um clima de festa e estimular as compras. Ele reforça a ideia de que sejam oferecidos itens exclusivos para o Natal, como cestas de presentes, panetones, doces, bebidas, produtos de decoração e presentes personalizados. “É preciso criar produtos com edição limitada ou embalagens especiais de Natal para atender à demanda por presentes únicos”, sugeriu ao destacar a importância do planejamento e do controle do estoque analisando dados de anos anteriores para evitar a falta ou o excesso de produtos. “Para o Natal é preciso criar campanhas promocionais atraentes para atrair clientes durante a temporada”, ressaltou ao citar detalhes como: oferecer diversas formas de pagamento, como Pix e parcelamento no cartão de crédito, para evitar a perda de vendas.
O dirigente mariliense aponta a preocupação necessária para que os lojistas invistam em anúncios pagos em redes sociais, por exemplo, para alcançar um público maior e direcioná-lo para a própria loja, no ambiente virtual. “São estratégias diferentes”, lembra o presidente da associação comercial ao sugerir para que os comerciantes cuidem do atendimento ao cliente, desde a abordagem inicial até o pós-venda, para garantir a satisfação e fidelizar o comprador. “Equipe bem treinada e loja bem atraente são sinônimos de maior fluxo de consumidores”, defende Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao acreditar na elevação das vendas próximo a 10% no comparativo ao igual período do ano passado. “Não está fácil para ninguém, mas com criatividade e bom atendimento fica mais fácil superar as dificuldades”, acredita o presidente da associação comercial mariliense.


























