Núcleo de Audiovisual de Marília marca presença na Semana ABC de Cinematografia 2022 em SP

Continua depois da publicidade

por Ramon Barbosa Franco

Em atividade desde 2020, o Núcleo Audiovisual de Marília e Região, integrado à Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), está participando das atividades da Semana ABC, que começou nesta quarta-feira, dia 25, e se estenderá até sexta-feira, dia 27. Organizada e promovida na Cinemateca Brasileira, a Semana ABC é uma realização da Associação Brasileira de Cinematografia. Membros do Núcleo Audiovisual, que congrega profissionais do cinema e audiovisual de Marília e cidades da região, tiveram nesta quarta uma agenda produtiva. Os associados, por exemplo, se encontraram com grandes expoentes do fazer cinematográfico do Brasil, a exemplo do renomado diretor de fotografia Carlos Ebert, do ator André Luiz Lima e do engenheiro de som Geraldo Ribeiro. A participação de Marília na Semana ABC em São Paulo conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Aliás, o secretário municipal de Cultura, André Gomes, acompanha a comitiva. O núcleo é coordenado por Anderson Marques, cineasta de Marília e um dos criadores da organização, que é vinculada à Associação Comercial e de Inovação de Marília. A comitiva conta com as presenças do vice-coordenador Gustavo Roim Gomes, que é produtor-executuvo, e dos membros Tiago Pierucci, produtor de áudio, Ian Giglioatti, produtor, Luís Otávio Santilio Ribeiro, o Tatá, cineasta e publicitário e a empresária das artes, jornalista e produtora cultural Caká de Cerqueira César, diretora- executiva da La Musetta Arte Ao Mundo (uma das empresas do núcleo).

O propósito do núcleo mariliense tem sintonia com a proposta de transmissão de conhecimento da Semana ABC. A atual edição está promovendo interações e oportunidades de aperfeiçoamento para os profissionais que dão vida à indústria cinematográfica e à produção audiovisual.  “Marília tem uma conexão com o audiovisual e com o cinema que é referência em todo o Brasil. O prêmio Curumim, por exemplo, concedido pelo Clube de Cinema de Marília, contemplou grandes realizadores do cinema nacional. Além disso, a cidade é berço de nomes de peso no fazer cinematográfico, como o cinegrafista do Cinema Novo Dib Lutfi, o irmão dele, cineasta Sérgio Ricardo, e o cineasta Rodrigo Grota, um dos maiores expoentes do cinema-poesia do Brasil”, afirmou a diretora-executiva da La Musetta, Caká. Ela lembrou que o diretor de fotografia Ebert trabalhou com o mariliense Grota, em ‘Booker Pittman’, em 2008.

Em abril, durante a Connect Acim, os integrantes do núcleo produziram e editaram um filme institucional, com forte expressão, apresentando as diretrizes e objetivos do grupo. O vídeo, com duração de três minutos, traz grandes expoentes do audiovisual e da linguagem cinematográfica, além dos próprios integrantes do núcleo. Entre os expoentes, estão o autor de telenovelas Walcyr Carrasco, o ator e cineasta Guilherme Nasrauí e imagens cedidas pelo cineasta premiado em Gramado, Rodrigo Grota.

Ramon Barbosa Franco, 42, é jornalista formado pela Unimar, escritor (‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘Canônicos’, ‘A próxima Colombina’) e correspondente da Folha de S. Paulo na região de Marília desde 2013

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS