Realizada no último sábado, dia 9 de abril, a oitava ação intensa de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovida e organizada pela Prefeitura Municipal de Marília através da Secretaria Municipal da Saúde, conseguiu vistoriar mais de mim casas. De acordo com os dados oficiais divulgados no começo desta semana pelo Município, foram monitoradas 1.085 residências, exatamente.
O bloqueio envolveu servidores da Divisão de Zoonoses e agentes da Secretaria Municipal de Saúde, no período das 7h30 às 13h30. As residências visitadas foram dos bairros da zona Norte, principalmente do Santa Antonieta e Julieta.
A ação, que tem como objetivo principal o BCC (Bloqueio Controle de Criadouros), incluindo trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco, envolveu 39 profissionais, entre agentes comunitários de saúde (21), agentes de controle de endemias (nove), agentes de controle de zoonoses (três) e supervisores de saúde (três), além de dois motoristas e um supervisor de zoonoses.
O trabalho foi executado em 46 quarteirões dos bairros Santa Antonieta e Julieta, segundo o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
“Os agentes visitaram 1.085 residências que permitiram a entrada dos nossos profissionais. Outras 944 estavam fechadas e tivemos 43 recusas. Com isso, chegamos a uma média de 32,87 casas trabalhadas por agente. Pedimos à população de Marília, que permitam o acesso aos quintais de suas casas, observando uniformes e crachás. Sempre divulgamos os bairros onde ocorrerão as ações antecipadamente”, informou o secretário municipal.