PGR: a estratégia do gerenciamento de riscos para a prevenção e assertividade

Continua depois da publicidade

Artigo por Engenheira Lorena Sabaini

Um gerenciamento de riscos bem elaborado permite assertividade e eficiência. Contido no PGR, o programa de gerenciamento de riscos, trata-se de um documento que visa reunir e levantar os possíveis riscos das atividades requeridas pela empresa, mapeando os impactos tanto na segurança do trabalhador, quanto na sua saúde. O PGR propõe ações adequadas justamente para que sejam neutralizados ou minimizados todos e quaisquer riscos. A proposta maior e a meta principal do PGR são manter a integridade do trabalhador durante todo o período de sua jornada laboral. Para tanto, o profissional responsável pela composição do Programa de Gerenciamento de Riscos – no caso, me refiro especificamente ao engenheiro de segurança do trabalho – deve se ater aos aspectos que, aos olhos de uma pessoa leiga, passam despercebidos. 

Estas observações são realizadas quando o profissional realiza a visita ao estabelecimento, avaliando os processos de trabalho da empresa, identificando como os profissionais que exercem a jornada laboral neste espaço permanecem expostos aos possíveis riscos existentes. Por exemplo, na construção civil os operários estão expostos a ruídos, radiação não ionizante, poeiras minerais, exposição à sílica, postura inadequada, carregamento de peso, risco de queda, entre outros. A avaliação de campo observará todos estes pontos e poderá elaborar um programa indicando todas as ações que a empresa responsável por este canteiro de obras deverá implementar, visando garantir a integridade dos trabalhadores desta obra. Assim, o PGR indicará o uso adequado de EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, pausas durante a jornada laboral, mobiliário adequado, maior luminosidade em espaços e até mesmo medidas de engenharia. Importante salientar que no campo, as fazendas e as lavouras também necessitam do PGR, no caso, o PGR-TR, ou seja Programa de Gerenciamento de Riscos do Trabalho Rural. No campo, assim como na cidade, trabalhadores estão expostos aos riscos. O PGR-TR inclui mapeamento até mesmo dos alojamentos, pois a área de vivência necessita estar totalmente adequada, com instalações seguras, cômodos confortáveis, bebedouros e sanitários.

O nosso escritório FCA & Sabaini Engenharia dispõe de profissionais experientes e knowhow para desenvolver um PGR eficiente e assertivo.  Para mais informações sobre PGR e demais informações estratégicas sobre a Segurança do Trabalho, procure o nosso escritório através de nosso site oficial, www.fcaesabainiengenharia.com.br, ou nos encontre em nossas redes sociais do Instagram (@fcaesabainiengenharia) e do Facebook, FCA & Sabaini Engenharia, nosso telefone é (14) 3316-7308.

Lorena Sabaini é Engenheira Civil e Diretora do escritório de engenharia FCA & Sabaini Engenharia, (14) 3316-7308.

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS