https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Programa Melhor Horário começa pela zona Sul e prefeito Daniel defende AME para Marília

UBS Nova Marília atende em horário estendido para auxiliar mães e pais trabalhadoras

Horário estendido nas unidades de saúde do Município de Marília se tornou realidade para a população nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2023, com o início do Programa ‘Melhor Horário para o Trabalhador’, permitindo o funcionamento noturno da atenção básica. A cerimônia de lançamento da iniciativa inédita, idealizada pelo hoje vereador e então secretário municipal de Saúde, doutor Sérgio Nechar (PSB), aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, com as presenças de autoridades, equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde, cidadãos e também diversos representantes da Imprensa.

O secretário-adjunto da Saúde, médico urologista doutor Osvaldo Ferioli Pereira, a enfermeira-responsável pelo programa Saúde do Adulto, Fabiana Fernandes dos Santos, o ex-secretário municipal da Saúde e vereador doutor Nechar e o prefeito municipal Daniel Alonso compareceram, bem como os vereadores Vânia Ramos (Republicanos) e Doutor Elio Ajeka (PP). A primeira unidade a atender no período das 17h às 22 horas, no projeto que permitirá mães e pais trabalhadores acompanharem seus filhos nas consultas ou procurarem os serviços básicos de saúde após os respectivos expedientes profissionais, é a UBS (unidade básica de saúde) Nova Marília, posto localizado na avenida Mem de Sá, nº 360-A. As consultas e atendimentos incluem atualização da vacinação, procedimentos e todos os demais serviços básicos de saúde ofertados pelo Município no horário convencional.

“O programa Melhor Horário é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marília em oferecer uma alternativa aos trabalhadores, principalmente para aquele trabalhador que não tem horário disponível para procurar a rede básica de saúde em horário tradicional”, sintetizou o secretário-adjunto da Saúde, doutor Osvaldo Ferioli. Mais cedo nesta segunda-feira, dia 23, antes do início das atividades do programa, o secretário-adjunto concedeu uma entrevista ao vivo para a emissora Record, no ‘Balanço Geral’. À noite, quando dos primeiros atendimentos na UBS Nova Marília, uma equipe da emissora TV Tem, afiliada da rede Globo, transmitiu ao vivo na segunda edição do jornalístico. “Que outras cidades se espelhem neste projeto que, com certeza, os moradores vão agradecer muito”, declarou a âncora, jornalista Yonny Furukawa.

AME para Marília

Tanto o vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Doutor Nechar, quanto o prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso, ao utilizarem a palavra na solenidade, destacaram a necessidade de Marília possuir um AME, que é o ambulatório médico de especialidades concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. “Com certeza, agora com a deputada estadual Dani Alonso, conseguiremos um AME para Marília. A cidade possuía um deputado estadual que conseguia AME para todas as cidades, menos para Marília. Ao acompanhar a posse do secretário estadual de Saúde, que foi meu colega no Congresso Nacional e amigo particular, doutor Elêusis Paiva, reiterei a necessidade de um AME para Marília”, destacou doutor Nechar.

No diálogo com o secretário Elêusis Paiva – que fora deputado federal e vice-prefeito de São José do Rio Preto – Nechar informou que Marília pretende disponibilizar para a construção do ambulatório o local que abrigava a antiga cadeia pública, na região central – cruzamento das ruas Gonçalves Dias com a Maranhão. O espaço está desativado há anos. “O secretário estadual pediu para que o prefeito Daniel economizasse a verba que ele pensou em aplicar para a construção do AME com recursos próprios, e deixa para o governador Tarcísio de Freitas o custo desta obra”, assegurou o doutor Nechar.

“De um jeito ou de outro, sai”

O prefeito Daniel Alonso, após destacar as perspectivas para o atendimento no Melhor Horário para trabalhadores e famílias que não dispõem de tempo no horário convencional, assegurou que o AME de Marília “de um jeito ou de outro, sai”, se referindo nas possibilidades da obra ser custeado tanto pelo tesouro municipal, quanto pelo Estado. “A qualidade de nossa equipe técnica, comandada agora pelo doutor Osvaldo Ferioli, fará toda a diferença. Além da UBS Nova Marília, outras três unidades serão incluídas no Melhor Horário de forma gradativa, e, assim as quatro regiões da cidade serão contempladas com o horário estendido”, pontuou. A meta é desafogar os dois prontos-atendimentos de Marília: o PA da zona Sul e a UPA da zona Norte.

Outra novidade anunciada para a saúde pelo prefeito Daniel é a instalação, em breve, do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) nível III, que de acordo com as descrições do próprio prefeito, trata-se de um verdadeiro mini-hospital. “Vamos estruturar e dar condições para que as pessoas possam ter um saúde de excelência mundial. E, assim, certamente vamos vencer os desafios”, concluiu o prefeito Daniel.

O programa ‘Melhor Horário para o Trabalhador’ será expandido em breve para outras três unidades, abrangendo assim as quatro regiões de Marília, são elas: UBS Chico Mendes (rua Amador Bueno, nº 1.085), UBS Santa Antonieta (Rua Berta de Camargo Vieira, nº 595) e UBS São Judas Tadeu (Rua Ribeirão Preto, nº 510).

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS