Metodologias que utilizam jogos de raciocínio lógico e criativo com crianças e adolescentes das 9 escolas de ensino integral são destaque nacional
A Rede Municipal de Educação Marília e as práticas cognitivas e socioemocionais aplicadas para o desenvolvimento dos estudantes ganharam destaque e reconhecimento nacional. A premiação por excelência na ‘Gestão Inovadora da Educação’, promovida pela Mind Lab em parceria com o Porvir, aconteceu nesta segunda-feira, dia 22 de julho de 2024, no auditório do Paço Municipal, com as presenças do prefeito Daniel Alonso (PL), secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, diretores de escolas municipais e educadoras da rede.
O trabalho desenvolvido pelos professores nas nove escolas de ensino integral mantidas pela Prefeitura Municipal está entre os 10 melhores dos cinco mil inscritos. “Não só a gestão participativa, mas o trabalho educacional como um todo destaca a cidade de Marília nos avanços pedagógicos e tecnológicos realizados nas escolas durante e depois do período pandêmico. Como resultados, o Município ganhou melhores índices no IDEB, na formação e atualização de professores para participação e engajamento dos alunos para as práticas educacionais inovadoras”, disse o gerente de operações pedagógicas da Mind Lab, Luís Felipe Araújo.
O programa MenteInovadora da Mind Lab é uma iniciativa de comunicação e mobilização sobre inovações em Educação e, em todo o Brasil, apenas 10 cidades foram indicadas nesta primeira edição, e Marília é uma delas. “Receber este reconhecimento entre 5 mil cidades brasileiras participantes é uma honra. Essa certificação mostra que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento exalta o trabalho dos nossos diretores, coordenadores, professores, enfim, todos os excelentes profissionais que se dedicam para o desenvolvimento dos marilienses”, afirmou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi.
Premiação que faz a diferença
Conforme ressaltou Helter Bochi, a curadoria da Mind Lab avaliou, entre os municípios que aderiram à metodologia do Programa MenteInovadora, quais foram os principais casos de sucesso e os que mais se destacaram pelo reforço no ensino. E, ainda, por adotarem práticas inéditas para auxiliar no desenvolvimento socioemocional dos alunos. “Entre os quesitos avaliados pela banca julgadora estiveram temas como gestão participativa, formação e qualificação de professores, suporte no desenvolvimento socioemocional, critérios de avaliação e monitoramento, além do bom uso da tecnologia nas práticas educacionais”, completou o secretário. O prêmio foi entregue na solenidade realizada no Paço Municipal ao prefeito Daniel Alonso, secretário Helter Bochi, diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicácia Garcia Gil, Flávia Simone da Silveira e supervisora de ensino, Rita de Cássia Borguetti. Diretores de todas as escolas integrais de Marília e professores também prestigiaram a cerimônia.
Ação que motiva novas iniciativas
Para o prefeito municipal, Daniel Alonso, a premiação motiva novas ações e é, justamente, esse impulso que a rede municipal de ensino busca para formar cidadãos conscientes que saberão pensar criticamente, se expressar, se comunicar e desenvolver trabalhos de excelência como esse prêmio estimula. “Eu gosto quando o secretário diz que passamos de ‘muro de lamentações’ para gestões transparentes, ágeis e responsáveis. Parabéns a todos os diretores, coordenadores e professores pela dedicação em envolver os alunos nesta educação midiática com metodologias que impulsionam o saber. Temos modernizado gestões e comportamentos para que Marília avance cada vez mais. Mais uma conquista que serve de motivação para experiências que sirvam de exemplos para outras cidades e instituições escolares. Parabéns a todos por este marco na Educação Fundamental da cidade”, expressou.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza. Por meio do programa MenteInovadora e da eduK, startup brasileira especializada em cursos online, unidades de negócio que possuem propósitos de transformação social e que visam a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a Mind Lab já impactou mais de 15 milhões de pessoas nas duas unidades de negócios. O MenteInovadora já desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 185 mil professores, em 17 Estados brasileiros. A eduK já impactou mais de 9 milhões de pessoas.

























