Tema “Experiências exitosas no SUS” foi exposto em São Paulo por profissionais da unidade hospitalar filantrópica mariliense
A Santa Casa de Marília marcou presença em importante evento sobre diálise peritoneal, no último dia 3 de outubro, na SES (Secretaria de Estado da Saúde). O médico nefrologista Luiz Carlos Pavanetti e as enfermeiras da Santa Casa de Marília, Geni Teles, Marlene Rossi, Karina Fernandes e Maria Isabela Galete estiveram no encontro e passaram a experiência do hospital neste tipo de procedimento.
Vale lembrar que a Santa Casa de Marília é referência no atendimento a pacientes renais crônicos para o DRS (Departamento Regional de Saúde) IX, tanto em hemodiálise quanto em diálise peritoneal.
Além disso, a unidade hospitalar filantrópica mariliense realiza transplantes renais há mais de 40 anos, sendo o 5o maior centro de procedimentos do gênero no interior paulista.
O evento realizado na SES contou com a presença do diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, e de Glalco Cyriaco, coordenador da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
A programação incluiu as seguintes abordagens: “Diálise crônica no SUS do Estado de São Paulo”, apresentada por Farid Samaan, coordenador do evento pela SES/SP, e “Diálise peritoneal: mitos e verdades”, com Daniela Ponce. Já a sessão sobre “Experiências exitosas no SUS” contou com a participação de representantes das Santas Casas de Marília e de Piracicaba.
Samaan convidou representantes de hospitais de algumas DRSs, que tiveram a oportunidade de avaliar a adoção desse método como forma de aumentar os atendimentos e reduzir a ocupação de leitos, que, em muitos casos, são ocupados por pacientes que utilizam a diálise convencional.