Santa Casa de Marília marca presença em importante evento sobre diálise peritoneal na Secretaria de Estado da Saúde 

Tema “Experiências exitosas no SUS” foi exposto em São Paulo por profissionais da unidade hospitalar filantrópica mariliense

A Santa Casa de Marília marcou presença em importante evento sobre diálise peritoneal, no último dia 3 de outubro, na SES (Secretaria de Estado da Saúde). O médico nefrologista Luiz Carlos Pavanetti e as enfermeiras da Santa Casa de Marília, Geni Teles, Marlene Rossi, Karina Fernandes e Maria Isabela Galete estiveram no encontro e passaram a experiência do hospital neste tipo de procedimento.

Vale lembrar que a Santa Casa de Marília é referência no atendimento a pacientes renais crônicos para o DRS (Departamento Regional de Saúde) IX, tanto em hemodiálise quanto em diálise peritoneal.

Além disso, a unidade hospitalar filantrópica mariliense realiza transplantes renais há mais de 40 anos, sendo o 5o maior centro de procedimentos do gênero no interior paulista. 

O evento realizado na SES contou com a presença do diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, e de Glalco Cyriaco, coordenador da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

A programação incluiu as seguintes abordagens: “Diálise crônica no SUS do Estado de São Paulo”, apresentada por Farid Samaan, coordenador do evento pela SES/SP, e “Diálise peritoneal: mitos e verdades”, com Daniela Ponce. Já a sessão sobre “Experiências exitosas no SUS” contou com a participação de representantes das Santas Casas de Marília e de Piracicaba.

Samaan convidou representantes de hospitais de algumas DRSs, que tiveram a oportunidade de avaliar a adoção desse método como forma de aumentar os atendimentos e reduzir a ocupação de leitos, que, em muitos casos, são ocupados por pacientes que utilizam a diálise convencional.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS