Dinâmica foi promovida com profissionais da instituição nas proximidades do relógio de ponto
A Santa Casa de Marília, através do setor de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente e do Time de Prevenção de Quedas, realizou nestes dias 24 e 25 de junho, ações de conscientização com os colaboradores da instituição.
Dinâmica foi promovida em forma de pescaria, nas proximidades do relógio de ponto. Os profissionais “pescavam um peixe” e a partir do número correspondente tinham acesso a uma frase com medidas de prevenção de queda. Kits com docinhos foram distribuídos aos participantes.
Entre as informações passadas estiveram a importância de ter um piso antiderrapante a ser utilizados, manter as grades das camas de pacientes elevadas e travadas.
De acordo com a organização do evento, o intuito foi envolver os colaboradores na campanha de conscientização e garantir a cultura de segurança do paciente no que diz respeito também à prevenção do risco de quedas.
A segurança contra quedas está entre as seis metas internacionais de segurança do paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu o 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, alertando sobre um problema que afeta todas as idades, mas especialmente os idosos.
Durante o ano, ações permanentes acontecem na Santa Casa de Marília. Manter iluminação adequada, móveis bem instalados, pisos antiderrapantes, camas com as grades levantadas e travadas, e transporte adequado de pacientes com acompanhamento de profissionais são algumas das iniciativas para evitar quedas.