Levantamento da Associação Beneficente Hospital Universitário aponta que 90% dos pacientes foram direto para a UPA e o PA
O volume surpreendente de pacientes à espera nos dois pronto-socorros de Marília tem uma explicação. E não se trata de falta de médicos ou atendimentos básicos nas 54 unidades que formam a rede básica de Marília, conforme chegou a ser propagado por veículos de comunicação. Levantamento minucioso conduzido pela Associação Beneficente Hospital Universitário, o ABHU, instituição ligada ao campus da Universidade de Marília (Unimar), que oferece o curso superior de Medicina, informa que 90% dos pacientes que recorreram à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da zona Norte e ao PA (Pronto-atendimento) da zona Sul nem sequer passaram por uma unidade básica de saúde (UBS) ou por um posto do programa Saúde da Família, os PSFs. As informações foram divulgadas no site oficial do ABHU e reproduzidas por órgãos de imprensa nas mídias sociais.
“Levantamento estatístico feito pela direção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região Norte e PA (Pronto Atendimento) da região Sul aponta que até 90% das pessoas atendidas nas unidades não passaram pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros”, informou o ABHU.
Dados apurados em fevereiro e até o dia 21 de março comprovam que a UPA Norte atendeu quase 17 mil pacientes (16.954 pacientes). Deste total, 16.009 pessoas informaram que não foram até as UBSs para tentar tratar os casos. “Isso representa 94,43% do total de atendidos na unidade. A pesquisa aponta ainda que 476, ou 2,81% foram até o posto de saúde mais próximo, porém foram encaminhados à UPA Norte. Já 469 pessoas (2,77% não informaram se procuraram o atendimento primário”, contextualizou.
“No caso do PA Sul, que passou a ter a gestão da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) desde o dia 2 de fevereiro, o número é semelhante. Entre fevereiro e o dia 21 de março foram atendidas 13.024 pessoas. Desse total, 11.876 informaram que não buscaram a rede municipal. Isso representa 91,19% do total. Os dados apontam ainda que 442 pessoas, ou 3,39% foram até a UBS do bairro, mas foram direcionados ao PA Sul. Outros 706, ou 5,42% não responderam”.
Os dados foram analisados pelo diretor-administrativo da UPA Norte e do PA Sul, Luís Doreto. De acordo com ele, a população de Marília deixou de buscar atendimento de saúde no posto mais perto de sua casa – como UBS e USF – e passou a ir direto para o setor de urgência e emergência. “Os dados mostram que as pessoas não estão recorrendo mais à atenção básica para solucionar seus problemas de saúde. E na maioria dos casos, são situações sem urgência, que poderiam ser resolvidas nas UBSs, caso elas fossem atendidas lá”, explicou.
“Ressaltamos que tanto a UPA Norte quanto o PA Sul são unidades para urgência e emergência. Precisamos sensibilizar as pessoas a procurarem as unidades dos bairros para resolver aquela dor de cabeça, coriza, dor de ouvido, resfriados leves e outras ocorrências mais comuns. Os casos graves, são encaminhados aos pronto atendimentos”, concluiu Doreto.