Simulado na Raposo Tavares SP-270 envolve resgate de vítimas e contenção de dano ambiental

As concessionárias de rodovias CART, Entrevias e Eixo SP realizaram nesta quarta-feira, 27, um dos maiores exercícios de simulado de acidentes com vítimas e risco de dano ambiental da história do sistema rodoviário paulista. Com o objetivo de ampliar a excelência dos serviços operacionais prestados na região, o exercício mobilizou equipes operacionais e de resgate das Concessionárias, policiamento rodoviário, Corpo de Bombeiros e instituições parceiras.

Na ligação Assis-Marília, entre as rodovias SP-270 – Raposo Tavares e SP-333 – Rachid Rayes, o cenário construído para o treinamento consistiu na colisão lateral entre um ônibus ocupado por 16 passageiros e uma carreta carregada com etanol, ocupada pelo motorista. A dinâmica da ocorrência envolveu ainda um terceiro veículo, automóvel de passeio também envolvido na ocorrência e que apresentou princípio de incêndio após a remoção de três vítimas. Os bombeiros também contiveram riscos de incêndio no tanque do caminhão, que na condição real estaria carregado de líquido inflamável.

Operadores viários sinalizaram o local no exercício para evitar novos acidentes e posicionar os recursos como guinchos leves pesados e mobilização das unidades de resgate ao local de triagem das vítimas.  No total, 20 ferimentos receberam atendimento pré-hospitalar, com a constatação de um óbito.  

Outro desafio na simulação é o derramamento de etanol – o tanque foi preenchido com água – que era transportado pela carreta. Devido ao risco de dano ambiental, as equipes fizeram a contenção do produto derramado no solo com o monitoramento da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Exercícios de simulado de acidente são uma prática rotineira das Concessionárias para colocar profissionais alinhados aos protocolos operacionais na comunicação com o usuário, sinalização para abertura de rotas alternativas e garantia da fluidez segura do tráfego e salvamento das vítimas.

“Em uma situação real, operadores viários, resgatistas e o controle operacional estarão alinhados para atuarem em sinergia. Cada etapa em uma ocorrência é vivenciada nesta condição hipotética reflete no preparo dos profissionais para uma resposta rápida e assertiva se houver necessidade”, afirma Kaio Nascimento, coordenador de Operações da CART e responsável pelo simulado.

“Este exercício conjunto das concessionárias representa uma  ação preventiva em ocorrências de grande complexidade e reflete no atendimento ágil, eficaz, de qualidade para o usuário e, como resultado principal, na preservação de vidas”, conclui Walter Nyakas, diretor de Operações da ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo.  

Rodovias

O dispositivo do km 447, local do simulado, interliga as rodovias Raposo Tavares, administrada pela CART; Rachid Rayes, sob gestão da Entrevias; e a SP-284 – Manílio Gobbi, da Eixo SP.  

Importante ligação entre municípios da região de Marília, por onde passam diariamente cerca de 5 mil veículos, este eixo rodoviário tem perfil de tráfego variado. Serve para moradores fazerem viagens intermunicipais por veículos de passeio ou de transporte de passageiros. O escoamento da produção agrícola, em especial soja e cana-de-açúcar, além da diversidade dos produtos e insumos da indústria, também representam a expressiva demanda do transporte rodoviário de carga nestas rotas.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS