https://ultrarad.com.br/
https://ultrarad.com.br/

Trio de economistas vence o Nobel por estudos sobre inovação e crescimento

Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt foram laureados pelo trabalho que explica como o progresso tecnológico impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável

Oficialmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel – o Nobel de Economia – de 2025 foi atribuído, nesta segunda-feira, dia 13 de outubro de 2025, ao holandês Joel Mokyr, ao francês Philippe Aghion e ao canadense Peter Howitt. Os três economistas foram reconhecidos pela Academia Real Sueca de Ciências por suas pesquisas fundamentais que explicam o crescimento econômico impulsionado pela inovação, um trabalho que oferece uma compreensão mais profunda sobre como o avanço tecnológico molda o desenvolvimento das economias modernas.

Segundo o comitê do prêmio, as contribuições dos laureados mostram que o crescimento econômico não pode ser considerado garantido, sendo crucial preservar os mecanismos que sustentam a inovação para evitar períodos de estagnação. Mokyr foi distinguido especificamente por identificar os pré-requisitos históricos que permitiram a transição de séculos de estagnação para a era do progresso contínuo e sustentado, através do avanço tecnológico e do Iluminismo.

Os economistas Philippe Aghion e Peter Howitt, por sua vez, são reconhecidos por terem desenvolvido, em 1992, um modelo matemático que detalha a teoria da “destruição criativa”. Este conceito explica como novas ideias e tecnologias substituem as antigas, gerando progresso e, ao mesmo tempo, criando conflitos que, se não forem bem geridos, podem bloquear a inovação por parte de empresas e grupos de interesse estabelecidos que se sentem ameaçados.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS

">