‘Vivendo do Mar’: exposição do MIS é opção de lazer gratuito na Biblioteca Municipal de Marília

Continua depois da publicidade

Mostra ‘Vivendo do Mar’, com curadoria do Museu da Imagem e do Som, o MIS, está em exposição na Biblioteca Municipal de Marília. A atividade é uma realização do MIS com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Marília e seguirá aberta até o dia 27 de maio. A visitação é gratuita, no horário das 8h30 às 17h30. A biblioteca fica no centro de Marília, na rua São Luiz, n.º 1295, esquina com a rua São Carlos.

A iniciativa, que contempla os 93 anos de emancipação política e administrativa de Marília, visa formação e difusão cultural de exibições artísticas no Estado e em espaços não convencionais. São 10 painéis fotográficos, expostos por toda Biblioteca Municipal.

A série apresentada por Durvile tem como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. Suas fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara. Os motivos mais frequentes são a pesca industrial, a degradação ambiental e a evasão da nova geração para os centros urbanos. Mas a série mostra que estes pequenos redutos de pescadores ainda guardam nessa prática os aspectos de uma cultura imemorial.

Esses são lugares com uma noção de tempo alargada tal qual o ambiente natural. Podemos observar a comunidade, que com seus hábitos simples, possuem uma relação direta com a vida, onde o corpo dá as medidas e a natureza dá os limites, num ciclo interminável. Textos da época do Brasil colônia (Século XVI) descreviam essa população de pescadores formada “mais por esquecidos do que lembrados, mas mesmo assim viviam fartos no seu bastante e descansados no seu descanso”, tudo isso desde então, em um cenário sublime.

Serviço

Exposição “Vivendo de Mar”

Até 27 de maio – das 8h30 às 17h30

Biblioteca Municipal de Marília

Entrada gratuita

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS