100 anos de Paraguaçu Paulista: confira a linha do tempo da estância que teve águas termais

Cidade vizinha a Marília foi reconhecida nas décadas de 1980 e 1990 como recanto para lazer em águas quentes. Anos depois, trem turístico retomou passeios na antiga estrada ferroviária Alta Sorocabana

Paraguaçu Paulista, em linha do tempo

1925

Em 12 de março de 1925, Paraguaçu Paulista é alçada à condição de Município. Antes, em 1924, havia sido reconhecida como unidade política administrativa independente. A história da cidade começa em 1873, com a doação de terras para um novo patrimônio localizado na região Oeste do Estado de São Paulo. Anos depois, em 1891, Conceição do Monte Alegre se torna distrito e a partir de 1910 começa o loteamento das terras no entorno do vilarejo que era conhecido como Moita Bonita.

1950

Em 1º de janeiro de 1950, o Município recebe oficialmente o nome Paraguaçu Paulista. Antes, chegou a ser denominado Paraguassu e Araguaçu, nome que vigorou anteriormente ao de Paraguaçu Paulista. Ainda nos anos de 1950, Paraguaçu Paulista ganharia um dos seus cartões-postais, o jardim das cerejeiras, um marco no paisagismo e na cultura paraguaçuenses, numa homenagem aos imigrantes japoneses.

1961

Por decreto do então prefeito Benedicto Benício, Paraguaçu Paulista institui o brasão oficial e sua bandeira municipal, símbolos que estão vigentes até os dias de hoje.

1965

É fundado o Esporte Clube Paraguaçuense, time de futebol que marcou a história do esporte no Município. Mais tarde, em 1993, a Paraguaçuense seria campeã do Campeonato Paulista Série A2, chegando à elite do futebol. Este foi o mais importante título conquistado por uma equipe da região.

1967

Inaugurada a fonte luminosa, na avenida Brasil, próximo à estação ferroviária. Pouco a pouco o espaço foi se tornando uma opção de lazer para toda família e um ponto de encontro de amigos e casais de namorados.

1975

A partir da instituição do Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel, o cultivo de cana-de-açúcar começa a chamar a atenção da classe econômica e agropecuária de Paraguaçu Paulista. As plantações de cana ganham as terras e o Município passa a partir de então a ser uma referência no setor sucroalcooleiro, chegando a exportar açúcar e álcool para vários países.

1986

O antigo Cine São Manuel, inaugurado em 1957, é reinaugurado como Cine Teatro Lucila Nascimento em 8 de março de 1986, se tornando uma das maiores salas de cinema e casas de espetáculos da região Oeste do Estado de São Paulo. Além de lançamentos do cinema mundial, passou a receber peças de teatro encenadas por grandes atores e atrizes do Brasil.

1997

Por concentrar águas termais e possuir um parque aquático de reconhecimento nacional, as Thermas de Paraguaçu Paulista, o Município é elevado à condição de Estância Turística no Estado de São Paulo. O novo status coloca a cidade no roteiro turístico paulista e gera novas oportunidades aos setores de serviços, produtos e gastronomia.

2005

A antiga locomotiva fabricada em 1879, em Bristol, Inglaterra, é restaurada e volta a utilizar os trilhos inaugurando uma nova fase no turismo de Paraguaçu Paulista. O trem turístico Moita Bonita passa a realizar passeios e conquista turistas de todo o Brasil e de outros países.

2025

Em 12 de março de 2025 Paraguaçu Paulista completa 100 anos de emancipação política. Com um passado repleto de grandes êxitos, o Município segue inspirando gerações e transferindo para sua gente a garra e a coragem que sempre marcaram as décadas de sua história.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS