Egresso da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Dr Jesualdo Almeida Júnior palestra no auditório Shunji Nishimura na sexta-feira, dia 21 de outubro
O professor doutor e mestre Jesualdo Almeida Júnior, egresso da turma de 1997 da Fundação Eurípides Soares da Rocha, ministrou palestra no Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) na última sexta-feira, dia 21 de outubro, durante a 39ª Semana de Estudos Jurídicos. Além da 39ª Semana, o campus também promoveu o 9º Ciclo de Estudos Integrados Mestrado e Graduação em Direito. Docente universitário em Presidente Prudente e com escritório de advocacia com atuação em todo o Brasil, Jesualdo Almeida Júnior palestrou sobre os principais conflitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o Direito do Consumidor. “Os principais problemas nesta área são os vazamentos de dados. Hoje em dia os dados são pontos importantes na vida das pessoas e eles valem muito. Aliás, os dados são monetizados e existem empresas que comercializam essas informações. Entretanto, como o próprio nome diz, esses dados são pessoais e, sendo assim, só podem ser utilizados quando o próprio titular autoriza ou quando houver uma ordem judicial”, explicou o palestrante da 39ª Semana do Univem.

A LGPD é de 2018, contudo, em razão da pandemia de covid-19 sua vigência acabou sendo prorrogada. Contudo, conforme observou doutor Jesualdo, a adaptação exigida pela nova legislação às empresas não é nada alarmante. “Inclusive com as empresas que estou trabalhando bastam apenas pequenos ajustes. O que a empresa tem que se preocupar hoje é possuir um bom firewall – ou seja, uma proteção digital, antivírus e anti hacker. Recentemente a emissora Record teve seus dados vazados e a própria Justiça Federal ficou sete dias fora do ar após ataques digitais”, contextualizou.
Outro ponto citado pelo palestrante no maior encontro de titãs do Direito de Marília, consiste na nova área de estudos, especializações e oportunidades de trabalho que envolvem a LGPD. “Os acadêmicos precisam conhecer a área técnica, saber o que é um link, saber como se produz provas, ou seja, dominar esta técnica que recorre às múltiplas disciplinas. Além de ser um tema apropriado para TCCs (trabalhos de conclusões de cursos) e um tema profissionalizante, pois hoje em dia tem muita gente ganhando dinheiro corretamente com serviços na área de LGPD”, concluiu.
