O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira já arregaçou as mangas e tomou providências ao detectar que existe risco de estiagem que pode comprometer o abastecimento de combustíveis líquidos e GLP na região norte do país.
O alerta vermelho foi aceso durante viagem com a comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para a capital do Amazonas, e logo em seguida Silveira determinou a criação de uma Sala de Situação
A primeira reunião contou com a participação de órgãos e entidades públicas e privadas. A ideia é tomar medidas preventivas, sobretudo nos estados de Rondônia e Amazonas, para que tenham os estoques necessários para atravessar o período de seca e baixa de nível da água dos rios. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também está envolvido nesse esforço e atuará na dragagem em alguns trechos onde a navegabilidade pode ser prejudicada.
Outros ministérios também foram acionados para providências preventivas, como o da Justiça, Meio Ambiente, dos Portos e dos Transportes.
Compõem a Sala de Situação, além do MME, que a coordena, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação Brasilcom, o Grupo Atem, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), as Distribuidoras AmazonGás e Fogás.



























