Além de Marília, outras 47 cidades do Centro-Oeste receberão o imunizante
O Ministério da Saúde anunciou que Marília está entre as 48 cidades que receberão a vacina contra a dengue. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) e, de acordo com a pasta, a distribuição das doses deve começar nesta sexta-feira (26).
Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a vacina comercializada sob o nome de Qdenga foi elaborada a partir de uma parte enfraquecida do vírus vivo atenuado da dengue, capaz de proteger contra os quatro sorotipos que causam a doença. O imunizante segue o mesmo mecanismo de outras vacinas, como as contra a caxumba, febre amarela e poliomielite oral.
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão autorizados a receber a vacina pelo SUS. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, com sintomas como febre alta, dores musculares e articulares, náuseas e erupção cutânea. Em casos graves, pode evoluir para complicações como a dengue hemorrágica, podendo levar à morte. A prevenção envolve o controle do vetor, evitando água parada, e o uso de repelentes e roupas protetoras.
Dados da vigilância epidemiológica apontam que Marília registra 5.490 casos confirmados e 8 óbitos pela doença. Confira as 48 cidades que receberão a vacina nessa primeira remessa:
Bocaina
Boracéia
Borebi
Cabrália Paulista
Campos Novos Paulista
Dois Córregos
Duartina
Echaporã
Fernão
Gália
Garça
Guaimbê
Guarantã
Iacanga
Igaraçu do Tietê
Itaju
Itapuí
Jaú
Júlio Mesquita
Lençóis Paulista
Lucianópolis
Lupércio
Macatuba
Mineiros do Tietê
Ocauçu
Oriente
Oscar Bressane
Paulistânia
Pederneiras
Pirajuí
Piratininga
Pompéia
Presidente Alves
Quintana
Reginópolis
Torrinha
Ubirajara
Vera Cruz