Pela margem de erro, 2º lugar estaria tecnicamente empatado entre Garcia da Hadassa e Ricardinho Mustafá
A 20 dias das eleições municipais de 2024, o ex-prefeito e deputado estadual pelo PSDB, Vinicius Camarinha, de 44 anos, lidera as intenções de votos. Levantamento registrado na Justiça Eleitoral e realizado pelo Instituto Paraná, apresenta margem de erro de 3,8% para cima ou para baixo. Vinicius aparece com 50,8% das intenções – mas pela margem de erro pode estar com 47% ou com 54,6%. A segunda posição aparece, inicialmente, Garcia da Hadassa. O empresário do ramo de turismo surge com 13,7%, contudo pode estar com 17,% ou com 9,9%, para menos. A terceira posição está Ricardinho Mustafá, do PL. Mustafá, tecnicamente, pode estar na segunda posição, quando analisada a margem de erro para cima: 14,8%. Porém, quando analisada para menos, a intenção de votos é de 7,2%. O quarto colocado na pesquisa é o bilionário João Pinheiro, do PRTB e tido como o candidato mais rico das eleições municipais de todo o Brasil. Pinheiro estaria com 5,4% – contudo, pode estar com 9,2% ou 1,6%, conforme análise da margem.
A pesquisa ganhou as páginas de importantes veículos da Imprensa, a exemplo do portal da Jovem Pan, Gazeta do Povo e Revista Oeste. “Se observado o nível de rejeição de cada candidato, os números são aproximados. Garcia da Hadassa aparece em primeiro, com 29,3%. Em segundo lugar, Ricardinho Mustafa pontua 28,5%. Já o primeiro colocado entre as intenções de voto, Vinicius Camarinha, figura em terceiro com 25,6%. Depois, respectivamente, temos João Pinheiro e Nayara Mazini, com 25,2% e 18,9%. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP02549/2024 para o cargo de prefeito”, reproduziu a Jovem Pan.
A corrida eleitoral em Marília concentra ainda outras duas candidaturas, ambas mulheres. A enfermeira Nayara Mazzini, do Psol (em sua 2ª disputa na majoritária) aparece com 3,2%, e a professora Lilian Miranda, do Partido da Causa Operária, o PCO, com menos de 1% (0,7%). Lilian, assim como Nayara, também concorre ao cargo de prefeita pela segunda vez. O contingente de eleitores indecisos é de quase 6% (5,8%) e nulos/brancos de quase 10% (9,3%). O Paraná ouviu 710 eleitores de Marília, entre os dias 12 e 15 de setembro. A cidade possui aptos para votação em 6 de outubro cerca de 180 mil eleitores e, como a quantidade é inferior a 200 mil, ainda não ocorre 2º turno – a exemplo de cidades como Bauru, Franca, São José dos Campos, Rio Preto e Ribeirão Preto.