Associação Comercial de Marília transmite otimismo com a aproximação do Dia dos Namorados 2022

O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, considerou animador recente pesquisa divulgada que aponta a intenção de 59% dos consumidores em comprar um presente para o Dia dos Namorados, de um mês a 15 dias entes do próximo dia 12 de junho, domingo, dia da celebração. “Nossa campanha específica para o Dia dos Namorados está pronta e pelo visto o fluxo de consumidores será intenso”, disse animado depois de verificar o bom movimento entre as lojas no mês de maio, com a celebração do Dia das Mães. “O mais importante é saber que a maioria vai comemorar a data”, falou ao observar que 72% dos entrevistados pretendem festejar o Dia dos Namorados, uma das principais datas comemorativas do varejo em geral.

O período entre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados é quase tão importante para o comércio quanto o final de ano com “Black Friday” e Natal. Inclusive, em 2020, a Ebit/Nielsen revela que o e-commerce brasileiro vendeu mais nas duas primeiras datas (R$ 7,8 bilhões ao todo) que nas duas últimas (R$ 7,7 bilhões). Agora em 2022, 72% dos entrevistados pela MindMiners para a Globo pretendem comemorar o Dia dos Namorados. O número é bastante superior aos 58% que celebraram o 12 de junho no ano anterior. “É importante que lembremos que a pandemia estava mais intensa do que agora que vivemos uma flexibilidade muito maior”, apontou o dirigente que acredita ser um movimento maior, independente do período comparado. “Vivemos um ambiente mais alegre”, disse ao acreditar neste estímulo para as compras.

Outro detalhes lembrado pelo presidente da associação comercial mariliense é de que o Dia dos Namorados amplia o segmento a ser movimentado, a final, para muitos casais este será o primeiro 12 de junho fora de casa depois de dois anos de pandemia. Enquanto em 2021 apenas 22% planejaram algo do gênero, em 2022 esse número saltou para 32%. E é ainda maior entre os consumidores da classe A, chegando aos 40%. Um percentual de público também expressivo (31%) pretende fazer uma refeição especial em casa. No entanto, é um resultado inferior aos 39% de 2021, evidenciando essa troca do lar pelo restaurante em 2022. Um fenômeno parecido ocorre com o plano de pedir delivery no Dia dos Namorados, que caiu de 20% para 16% entre um ano e outro. Para os que desejam preparar uma refeição em casa, supermercados e hipermercados são os locais preferidos na compra de ingredientes. Eles aparecem em destaque tanto entre as lojas físicas (63% da preferência) quanto no comércio “on-line” (23%).

Além do almoço ou jantar especial, apaixonados de todo o Brasil pretendem comprar presentes para marcar a data. Roupas, perfumes e doces/chocolates estão entre os itens mais procurados para este 12 de junho, com flores, calçados e acessórios vindo logo atrás. Entre as mulheres, roupas são os produtos mais buscados na hora de presentear. Já os homens preferem presentear com chocolates e flores, segundo a pesquisa da MindMiners para a Globo. Curiosamente, eles são mais empenhados no Dia dos Namorados que elas, pelo menos na compra do presente. Entre os consumidores que consideram esta uma das três datas de maior gasto no ano, 61% são do gênero masculino e 39% do feminino. O público entre 25 e 44 anos e das classes A e B também é especialmente comprometido com o 12 de junho.

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