Debate que atende pedido de requerimento da vereadora Delegada Rossana Camacho ocorre a partir das 8h30
Audiência pública nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 8h30, no plenário da Câmara, vai debater a certificação de Marília como Capital Nacional do Alimento. A iniciativa é da vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD) e o edital de convocação 10/2025 para a participação popular foi publicado no Diário Oficial do Município.
Solicitação da audiência pública consta no requerimento 638/2025 de autoria da vereadora e que foi aprovado na sessão ordinária do Legislativo mariliense do dia 28 de abril. De acordo com a parlamentar, a audiência é necessária para o reconhecimento de Marília como Capital Nacional do Alimento por meio de uma lei federal. “Historicamente já temos esse título, mas precisamos do reconhecimento nacional através de uma lei federal, que já está em tramitação e passou por todas as comissões necessárias. Agora é preciso a realização da audiência pública para o referendo popular e o processo ter sequência. Por isso, a participação de todos é muito importante”, destaca a vereadora.
Ela comenta ainda que o reconhecimento nacional é um pedido de entidades, empresários e empreendedores do setor de alimentos. “Isso vai reconhecer a importância de Marília para o setor alimentício, abrirá portas para mais investimentos e contribuirá para a economia local e a qualidade de vida da população”.
O evento contará com a presença de representantes das forças vivas da cidade, além da Prefeitura e da Câmara, a Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Fatec (Faculdade de Tecnologia), Amar (Associação dos Apicultores de Marília e Região), Asserti (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação), Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), entre outras.
A audiência pública tem duração máxima de duas horas, garantida a participação de toda a comunidade presencialmente ou com perguntas e sugestões que podem ser enviadas até o horário de início pelo e-mail [email protected].