A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a perda auditiva afete até quatro crianças a cada mil nascidos
Através da parceria com a Faculdade de Fonoaudiologia da Unesp – Campus Marília, a Maternidade Gota de Leite recebeu um equipamento de última geração para diagnósticos audiológicos. O modelo alemão Sentiero, da Path Medical, chegou a cinco universidades do país, selecionadas por sua representante no Brasil. Um deles está na Gota de Leite, disponível para bebês nascidos na instituição, que atende Marília e região pelo SUS
O teste conhecido popularmente como “da orelhinha” é uma triagem rápida, indolor e obrigatória (Lei nº 12.303/2010), a que o bebê tem direito nos primeiros dias após seu nascimento para identificação precoce de possíveis problemas de audição. No entanto, mesmo que as maternidades cumpram essa função, ainda ocorrem falhas na rede pública para diagnosticar e intervir adequadamente nos casos em que há suspeita de alteração auditiva.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a perda auditiva afete até quatro crianças a cada mil nascidos. No entanto, no Brasil, os diagnósticos só alcançam em torno de 2%. Enquanto isso, a Alemã Path Medical avalia o funcionamento do software portátil Sentiero, que faz o diagnóstico audiológico com maior precisão e agilidade, podendo ser realizado já na maternidade, sem a necessidade de que a família se desloque para a rede posteriormente à triagem para descobrir se há, de fato, alguma perda auditiva e direcionar a criança à assistência adequada.
“Trata-se de uma tecnologia portátil e remota alemã que agrega uma plataforma de exame completo em audiologia, favorecendo o diagnóstico precoce dos bebês que apresentaram falha auditiva na triagem. A novidade vai reduzir a espera pelo diagnóstico na rede”, considerou a pesquisadora e professora do Curso de Fonoaudiologia da Unesp, Ana Cláudia Figueiredo Frizzo.
“Nosso maior objetivo é a qualidade de atendimento aos pacientes e a conquista dessa nova tecnologia contribui muito nesse sentido”, considerou a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni. A entrega do equipamento, na última semana, foi acompanhada pela articuladora de Atenção Básica do DRS IX (Departamento Regional de Saúde de Marília), Shirlene Teixeira, que também é fonoaudióloga.