Deputado Danilo Balas apresenta projeto de lei que cria a “Rota do Cristo”

Iniciativa está tramitando na Alesp e pretende fortalecer o turismo religioso no interior paulista

O Deputado Estadual Danilo Balas protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei n. 870/2024, que cria a “Rota do Cristo”. A proposta prevê a formação de um circuito turístico-religioso envolvendo 67 cidades do interior do Estado, todas com monumentos de Cristo catalogados pela Secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa visa fomentar o turismo religioso, valorizar a cultura cristã e incentivar o desenvolvimento econômico das regiões participantes.
O Estado de São Paulo é o maior do país em quantidade de monumentos de Cristo, reunindo pelo menos 67 cidades com estátuas que se tornaram pontos de visitação e contemplação. “Essa Rota será um marco para valorizar a fé e a tradição cristã do povo paulista. Mais de 75% dos brasileiros se declaram cristãos, e essa iniciativa reforça essa identidade”, destacou Danilo Balas.
O projeto estabelece que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio do Governador Tarcísio de Freitas, será responsável por divulgar a Rota, firmar convênios com prefeituras e associações, além de implementar ações de revitalização dos monumentos e eventos culturais. Também serão abertas linhas de financiamento para os municípios interessados em desenvolver projetos de turismo religioso.
Em dezembro de 2024, Balas visitou a Fundação Cristo Redentor no Rio de Janeiro, onde recebeu o apoio do reitor, Padre Omar. “A Rota do Cristo é uma grande oportunidade para incentivar o turismo e promover a recuperação de locais históricos”, afirmou o sacerdote.
No dia 13 de dezembro passado, o projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesp. Após ser aprovado na CCJ, seguirá para as comissões de Turismo e de Finanças, Orçamento e Planejamento, antes de ser votado em Plenário. “Estamos articulando com a presidência da Casa para que o projeto seja pautado o quanto antes, dada sua relevância para o turismo e a economia do interior”, afirmou Balas.
O principal objetivo da “Rota do Cristo” é impulsionar o desenvolvimento econômico para as cidades participantes. A proposta também busca revitalizar monumentos e promover eventos que valorizem a cultura local de acordo com às diretrizes do Governo do Estado de integrar turismo, cultura e economia.
“Como autor dessa proposta e apoiador do interior paulista, farei o que estiver ao meu alcance para que essa iniciativa se torne realidade. Queremos, já em 2025, firmar pelo menos mais 33 cartas de intenções e chegar a 100 monumentos em território paulista”, concluiu o parlamentar Danilo Balas, católico e servidor público de formação.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS