Ministro Silvio Almeida também assinou a lei que instituiu a celebração da data em 16 de abril, para homenagear o diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou em 30 de julho, a Lei nº 14.938, que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, que será comemorado, anualmente, no dia 16 de abril. Publicada no Diário Oficial da União (DOU), o documento conta também com a assinatura do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
A escolha da data para a celebração é uma homenagem ao diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que salvou inúmeras pessoas ameaçadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O Holocausto refere-se ao assassinato sistemático de seis milhões de pessoas pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), principalmente judeus, além de outras minorias. A maioria dos assassinatos ocorreu em campos de concentração, projetados para trabalho escravo e extermínio em massa, por meio de fuzilamento e câmaras de gás. Estima-se que os nazistas tenham estabelecido cerca de 15 mil campos e subcampos nos países ocupados, majoritariamente no leste da Europa.