É proibido transitar de bicicleta nas pistas de cooper das avenidas Esmeraldas e República. Mesmo com avisos, por que desrespeito persiste?

Emdurb informa que para evitar acidentes no local tem realizado ações de orientação para coibir os abusos

Como é viver em Marília? Uma cidade em franco desenvolvimento e cheia de iniciativas públicas tem suas vantagens. Ações públicas que partem da Prefeitura Municipal ou privadas (pelas empresas e indústrias instaladas na cidade) garantem bem-estar social, físico e emocional, além da segurança à população, principalmente em se tratando de mobilidade urbana e inclusão social Tudo isso faz a diferença!

Mas, vale ressaltar que mesmo premiada em 1º lugar em Responsabilidade Social pela revista Isto é num ranking entre 50 cidades do Brasil, morar numa cidade localizada há cerca de 500 quilômetros de São Paulo que oferece não só segurança, mas cultura e muita qualidade de vida a todos os moradores como infraestrutura social, comercial, imobiliária, estudantil (do infantil ao universitário), cultural e de saúde, o Porde Público Municipal tem intensificado ações de orientação para conscientizar alguns munícipes de que placas orientativas precisam ser respeitadas.

Isso mesmo! não há dúvidas que morar em Marília é muito agradável, mas para que fique ainda melhor, alguns detalhes, entre eles, a falta de cultura coletiva ou de orientação, precisam de fiscalização para que abusos sejam coibidos e o vandalismo e a insegurança que “tentam” manchar os índices de desenvolvimento que encantam a todos que por aqui passam, sejam impedidos. 

Para isso, a EMDURB, Empresa Municipal de Mobilidade Urbana, tem se empenhado em conscientizar e orientar (em especial) os ciclistas e donos de pets que insistem em trafegar  nas pistas de cooper das avenidas Esmeraldas e República. As orientações também servem aos que permanecem atrapalhando o ‘vai e vem’ dos pedestres e corredores com o uso de patins, patinetes, skates ou com pets. E por que é proibido?

De acordo com as informações que corroboram com as várias placas orientativas instaladas pela EMDURB no local, é proibido porque coloca em risco a segurança dos corredores e frequentadores assíduos na pista de cooper. É proibido, segundo a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília, porque a cidade oferece parques, praças, bosque, pistas de skates e uma ciclofaixa de Norte a Sul da cidade, para atender as expectativas de todos os públicos.

De olho nos “desinformados” de plantão, a EMDURB tem realizado constantes ações para orientar os ciclistas que continuam infringindo normas que garantem a segurança para todos nas pistas de cooper na avenida das Esmeraldas e da avenida República, zona Norte da cidade.

O diretor de fiscalização da EMDURB, Claudemir da Silva Mendonça, diz que a atuação com os ciclistas nas pistas de cooper é exclusivamente orientativa.” Não estamos aplicando penalidades, pois apesar de haver previsão no Código de Trânsito Brasileiro, não há como efetivar essas penalidades nessa situação específica. Nosso objetivo é conscientizar os ciclistas sobre o uso correto das vias e promover a segurança de todos os usuários. Felizmente, 90% das pessoas abordadas aceitam as orientações de maneira positiva. Entretanto, há uma pequena parcela, cerca de 10%, que reage de forma hostil e chega até a xingar os agentes”, informa Mendonça.

Vamos manter a bela fama da cidade para o mundo!

Marília está entre as 50 melhores cidades do Brasil em termos de Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). Veja alguns dados da cidade relacionados à qualidade de vida, de acordo com o IBGE:

IDH-M: 0,889 (o que é considerado alto)

IDH Renda: 0,885 

IDH Longevidade: 0,822 

IDH Educação: 0,962 

Taxa de Alfabetização: 95,35% 

Expectativa de vida (anos): 74,37 

Com números como estes, Marília foi considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil, aparecendo em 14° lugar, de acordo com pesquisa da Revista Bula. Entre as cidades paulistas, Marília é a 4ª melhor. Com estes dados, não há dúvidas de que morar em Marília é agradável. Este município com pouco mais de 90 anos já conquistou notas altíssimas em diversos índices de qualidade de vida, além de se tornar referência em saúde e educação. A cidade é conhecida como a capital do alimento, devido ao desenvolvimento de indústrias alimentícias. 

Conheça ainda mais motivos para morar em Marília:

Referência em Educação, 

Estrutura da Saúde,

Existem 5 hospitais públicos, além de atendimentos especiais, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim). Ainda, a cidade possui laboratórios e outros serviços particulares.

História conhecida no mundo:

A história da cidade é permeada de pioneirismos e curiosidades. A primeira Estação Rodoviária do Brasil, por exemplo, foi inaugurada em Marília, em 1938. O primeiro caixa eletrônico do país também foi instalado nesta cidade pelo Bradesco, que é uma entidade mariliense.

Economia desenvolvida:

Opções de Lazer, entre eles o turismo ecológico atrai turistas e distrai a população local. A cidade tem um horto florestal de 554 hectares e um bosque municipal com 173.600m² de extensão e vegetação de mata atlântica. 

Baixo índice de violência

A segurança é sempre uma grande preocupação quando se escolhe uma cidade para morar. Sendo assim, Marília está na 37ª posição como a mais tranquila do estado de São Paulo, entre os  municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o IPEA. Comparada às outras cidades do país, ela está em 55ª posição.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS