Homenageados receberão o Troféu Profissional do Ano em jantar de gala programado para acontecer no próximo dia 8 de novembro
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília e Região anunciou, ontem, segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, os três nomes que receberão o título de Profissionais do Ano de 2025. Os escolhidos são o engenheiro civil Eduardo Robson Raineri de Almeida, o engenheiro agrônomo Pedro Henrique Lorenzetti Losasso e a arquiteta Flávia Fernandes Ohoseki. Os homenageados foram eleitos pelos associados da entidade por se destacarem em suas respectivas áreas de atuação.
Os três serão agraciados com o Troféu Profissional do Ano em uma cerimônia especial, o Jantar dos Profissionais do Ano, no próximo dia 8 de novembro. O processo de escolha dos homenageados é realizado por meio de votação entre os associados da AEA, e a homologação é feita por uma comissão formada por profissionais já premiados em edições anteriores.
“A homenagem aos profissionais do ano é feita desde 1992 e representa um reconhecimento dos colegas aos profissionais que se destacam”, afirmou o presidente da AEA, engenheiro civil Vitor Violante. O primeiro profissional a receber esta honraria foi o engenheiro civil Archimedes de Grande. Já no início dos anos 2000, a entidade ampliou a premiação, passando a homenagear três profissionais: um arquiteto, um agrônomo e um engenheiro (das demais áreas da engenharia).
Os profissionais eleitos expressaram satisfação com o reconhecimento. O engenheiro Eduardo Almeida, fundador da Pacaembu Construtora, e responsável por obras relevantes que moldaram o desenvolvimento urbano de Marília (como o Centro Cultural, o bairro Jardim Lavínia e o Terminal Urbano), destacou o significado local da honraria. “Fiquei muito feliz e honrado com a homenagem porque aqui fiz grandes amigos e aprendi muito. Tudo que aprendi como gestor, administrador, foi em Marília”, contou.
Por sua vez, o engenheiro agrônomo Pedro Losasso, cafeicultor em Vera Cruz e Garça e professor universitário, ressaltou seu compromisso com a área. “Me sinto muito lisonjeado por ser escolhido por meus pares. Sempre acreditei na agronomia trabalhando junto com a tecnologia e também voltada para preservação do meio ambiente”, disse Losasso, que é formado e mestre pela Unimar (Universidade de Marília) e integra a Câmara de Agronomia do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Já a arquiteta Flávia Ohoseki, que montou seu escritório em Marília há quase dez anos, expressou surpresa e alegria pela homenagem. “Foi muito emocionante saber da homenagem. Amo e produzo no nosso trabalho em Marília, onde buscamos produzir projetos que sejam referência para cidade. Assim que cheguei a Marília me associei à AEA, fui muito bem recebida”, concluiu a arquiteta. Flávia Ohoseki é formada pela Universidade São Judas.


























