Carlos Bitencourt é o atual vice-presidente da Facesp e conselheiro da CACB, fala sobre o impostômetro e do gastômetro
O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, disse que no próximo dia 23 de abril, quarta-feira, às 14 horas, no Centro Histórico da Capital Paulista, na Rua Boa Vista, 51, acontecerá a cerimônia de lançamento do “Programa Gasto Brasil”, que vem sendo chamado de “Gastômetro”. A nova ferramenta foi elaborada por especialistas em contas públicas e permitirá o monitoramento em tempo real dos gastos públicos da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. “Este painel foi anunciado durante o Encontro Nacional de Integração do Associativismo, realizado na Bahia, e os números da nova ferramenta irão dividir espaço com os do Impostômetro, na fachada da ACSP, que passará a divulgar os resultados da arrecadação e dos gastos”, disse o dirigente que também é conselheiro da CACB. “Os dados também estarão disponíveis na internet em tempo real”, acrescentou o mariliense.
No mês em que o Impostômetro completa 20 anos, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lançarão a ferramenta Ga$to Brasil, já apelidada de “Gastômetro”, no Pátio do Colégio, no Centro Histórico da Capital Paulista, igual ao que foi feito com o painel instalado há duas décadas. “Assim como o Impostômetro, o Gastômetro tem o objetivo de ajudar a sociedade brasileira a compreender como os recursos públicos são utilizados, e os impactos disso na vida das pessoas, na renda do trabalhador e na geração de empregos”, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao ressaltar que a tecnologia será uma aliada importante no processamento e na exibição desses dados em tempo real.
O vice presidente da Facesp e conselheiro da CACB disse que a proposta é que as associações comerciais e as federações de todo o país adotem o Gastômetro, ampliando o alcance e permitindo recortes regionais e locais. “O painel será sinônimo de transparência aos números que impactam diretamente a vida da população. Com a capilaridade da nossa rede associativista, podemos tornar essa iniciativa acessível a muitos municípios”, acredita Carlos Francisco Bitencourt Jorge que está estudando uma forma de expor os dois painéis na cidade de Marília. “Funcionaria como um despertar, pois, temos que estar sempre atentos e ter respeito pelo bolso do cidadão, do contribuinte”, falou o dirigente de Marília que acredita que assim como o Impostômetro, o Gastômetro pretende conscientizar a população sobre onde as três esferas de governo aplicam os recursos, monitorando e contabilizando o ritmo dos gastos públicos para reforçar a responsabilidade dos gestores públicos no uso do montante arrecadado por meio de impostos e outras fontes.