Enfermeira da Santa Casa de Marília escreve capítulo de livro sobre ‘gestão em enfermagem e serviços de saúde’

Continua depois da publicidade

O convite para participar da obra veio a partir do Doutorado na área de Segurança do Paciente, que está sendo concluído por Elaine Cristina Salzedas Muniz na Unifesp

A enfermeira da Santa Casa de Marília, Elaine Cristina Salzedas Muniz, escreveu capítulo no livro “Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem”, coordenado pelo Departamento de Gerenciamento de Enfermagem e Serviços de Saúde da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e lançado recentemente pela Freitas Barros Editora. 

O convite para participar da obra veio a partir do Doutorado na área de Segurança do Paciente, que está sendo concluído pela enfermeira Elaine Cristina Salzedas Muniz na Unifesp.

“É uma obra bem completa que destaca o gerenciamento, desde as teorias básicas de administração, passando por todos os conceitos de gerenciamento, envolvendo gestão de pessoas, materiais, as ferramentas para lideranças, trabalho em equipe, motivação, empreendedorismo dentro da enfermagem, qualidade e segurança. Tenho muito orgulho de ter podido contribuir com a enfermagem produzindo este conteúdo, especificamente no que diz respeito ao Núcleo de Segurança do Paciente. O livro traz uma linguagem bem fácil, com conceitos bem atuais, proposta dinâmica de prática, reflexões, exercícios e casos. Tenho certeza que esta obra pode ser muito útil na formação de enfermeiros”, salientou Muniz.

Participaram da elaboração do livro profissionais de hospitais renomados como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Osvaldo Cruz. A obra é coordenada pelas Professoras Doutoras e Docentes Elena Bohomol e Lúcia Giunta e conta com a participação de mais 18 “experts” em diversas especialidades da profissão. A publicação está disponível gratuitamente na Biblioteca Virtual para as instituições de ensino.

Segundo as coordenadoras do projeto, o enfoque dos textos é centrado em “como fazer”, além de “o quê” e “por que fazer”. O livro reúne produtos atualizados, inovadores e indispensáveis para o exercício da administração de serviços de saúde e de Enfermagem, com embasamento teórico e prático para o desenvolvimento e aprimoramento das competências para o protagonismo da categoria na gestão da saúde.

A obra é direcionada a enfermeiros e estudantes da graduação e da pós-graduação na área. Os textos estão reunidos em 29 capítulos, que possuem caráter discursivo, crítico e reflexivo e estimulam o posicionamento visionário do enfermeiro. As hipóteses são incrementadas com estudos de caso, questionamentos reflexivos, exemplos práticos, instrumentos e elementos didáticos que o tornam de leitura prazerosa, de fácil compreensão e aplicação prática, de modo a proporcionar consulta e aplicação no dia a dia.


Também escreveram a obra: Camila Azevedo, Luiza Hiromi Tanaka, Alexandre Pazetto Balsanelli, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Adja Havreluk Paiva de Souza, Carmen Elizabeth Kalinowski, Fernanda Ribeiro de Araujo Oliveira, Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves, Guilherme dos Santos Zimmermann, Ilna Rocha, Larissa Esteves, Luciola D’Emery Siqueira, Magaly Cecília Franchini Reichert, Patricia Bover Draganov, Rosana Rodrigues Figueira Fogliano, Rosane Cristina Piedade Tamada e Vanessa Ribeiro Neves. 

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS