Governo Trump elogia sistema eleitoral do Brasil e anuncia reforma do modelo dos EUA

Ordem executiva publicada pela Casa Branca cita o banco de dados do TSE como forma de transparência e segurança às eleições

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou terça-feira (25) uma ordem executiva que estabelece uma ampla reforma do sistema eleitoral do país. No documento o Brasil é citado como exemplo de país que possui um banco de dados seguro dos eleitores – gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da biometria dos eleitores, que possuem registro obrigatório. Para a Casa Branca, tal sistema torna a eleição mais democrática, transparente e confiável.

“Os Estados Unidos não conseguem impor as proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas pelas nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas que ainda estão em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem em grande parte da autodeclaração de cidadania”, diz a ordem executiva de Trump. 

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS