Inscrições abertas até 31 de julho para 15 mil vagas da segunda turma de 2024 do PROA no Estado de São Paulo

As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino

Até 31 de julho, as inscrições estão abertas para o segundo processo seletivo do curso gratuito da Plataforma PROA de 2024, que tem 15 mil vagas para jovens do Estado de São Paulo. As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.

Para participar, basta fazer a inscrição no site, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais e realizar a matrícula no curso. 

“Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

O curso do PROA, que terá início dia 02 de setembro, tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG). 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. 

Mercado de Trabalho 

Um dos exemplos de sucesso é o ex-aluno Samuel Lopes Cabral, de 20 anos, que conheceu a Plataforma PROA por meio de uma reportagem na TV e realizou o curso em 2023. “Aprendi desde criar um currículo até melhorar minha comunicação, foi uma experiência única e hoje me sinto mais seguro profissionalmente”, afirma o jovem, que depois do curso e com a ajuda do PROA, está empregado como assistente administrativo no Grupo Casas Bahia. 

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará.

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA: inscrições até 31 de julho 

Início das aulas: 2 de setembro

Inscrições no site: proa.org.br

Requisitos

– Ter entre 17 e 22 anos;

– Morar no estado de São Paulo;

– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas para São Paulo: 15.000 (quinze mil) 

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS