Inspirado na obra literária de Aluísio de Azevedo, filme ‘O Cortiço’ é destaque na programação da Sessão Pontos MIS desta quinta, às 20 horas

Com entrada franca, longa dirigido por Francisco Ramalho Júnior traz Betty Faria no papel da carismática Rita Baiana

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), exibe nesta quinta-feira, dia 27 de junho de 2024, às 20 horas, na sessão Pontos MIS, o longa brasileiro ‘O Cortiço”, lançado no final dos anos de 1970 e dirigido por Francisco Ramalho Júnior. Com entrada franca, a sessão será na Sala Municipal de Projeção do Clube de Cinema de Marília ‘Emílio Pedutti Filho’, no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, avenida Sampaio Vidal, nº 245, piso superior.

Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal de Cultura de Marília, oportunizando realização de oficinas, exibições e ações voltadas para ampliação do conhecimento sobre a sétima arte.

O filme

Baseado no romance de Aluísio de Azevedo (originalmente, lançado no ano de 1890), o filme ‘O Cortiço’ apresenta as mazelas e a vida miserável dos moradores do português João Romão, dono de um cortiço em Botafogo, no Rio de Janeiro de seus inquilinos, entre eles o português Jerônimo e a carismática Rita Baiana. O filme também retrata a vida do português Miranda, o proprietário do sobrado ao lado do cortiço.  Em meio à interação entre os hábitos lusos e brasileiros, o cotidiano dessas pessoas entrelaça-se diariamente por meio das festas, das fofocas e das brigas, configurando um panorama difuso e complexo das ambições da sociedade carioca – e brasileira – nos últimos anos da monarquia. O filme tem no elenco grandes atores brasileiros, com o destaque para a interpretação da atriz Betty Faria como a personagem Rita Baiana.

Serviço

Pontos MIS
‘O Cortiço’
Quinta-feira, dia 27 de junho de 2024
20 horas
Sala de Projeção do CCM ‘Emílio Pedutti Filho’
Complexo ‘Braz Alécio’, av.  Sampaio Vidal, nº 245 (superior)

Entrada gratuita

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS